Notícias

Número de brasileiros em Portugal cresce pelo quinto ano consecutivo

Com aumento da crise no Brasil, o número deve aumentar entre 2021 e 2022 e empresas de consultoria e assessoria são cada vez mais requisitadas para auxiliar no processo de mudança

A cada ano que passa mais brasileiros recorrem a Portugal para recomeçar a vida. Não é para menos, enquanto a crise econômica, desemprego e a violência aumentaram no Brasil nos últimos anos, o país Europeu deu um salto de desenvolvimento, sendo eleito o quinto melhor país para se viver e trabalhar em 2021, de acordo com pesquisa realizada pela InterNations. Para se ter uma ideia, em 2019, o número de brasileiros morando em Portugal aumentou 43%. Em 2020, os brasileiros continuaram no topo da lista de nacionalidades que mais obtiveram autorizações para viver em Portugal, dos 117,5 mil novos títulos de residência emitidos, 41,99 mil foram entregues a brasileiros. Atualmente o número de brasileiros chegou a 183.993 mil, representando cerca de 28% dos imigrantes no país, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), seguido de cidadãos do Reino Unido (46.238), Cabo Verde (36.609), Romênia (30.052), Ucrânia (28.629), Itália (28.159), China (26.074), França (24.935), Índia (24.550) e Angola (24.449). Esse número apresenta crescimento desde 2016.

No sentido em que aumenta o número de brasileiros em Portugal, cresce também a procura por meios que facilitam e auxiliam imigrantes que buscam estudar, empreender, adquirir cidadania ou residência fixa. Empresas como a UNA.PT – Um Nível Acima Consulting, Investments & Apartmets, Lda –, que prestam serviços como gestão de alojamento local, migração, internacionalização dos negócios, consultoria e assessoria internacional, etc. são cada vez mais requisitadas por imigrantes. De acordo com Fernanda Garcia, CEO da UNA.PT, os brasileiros recorrem ao serviço conhecido com chave na mão, que presta todo e qualquer tipo de consultoria para investimentos estrangeiros em Portugal, com a gestão e resolução de todas as questões necessárias para a concretização do investimento e prestação de serviços de migração e realocação para Portugal. “Atualmente o brasileiro tem vindo a se preparar para imigrar ou investir no estrangeiro, nomeadamente em Portugal. Cerca de mais de 70% dos imigrantes estão a buscar assessorias como as oferecidas pela UNA, seja para migração, relocation, investimento, estudo, estabelecimento de carreira profissional, nacionalidade portuguesa e internacionalização de empresas e startup brasileiras para Portugal.”, conta Fernanda.

Portugal é o destino mais procurado por brasileiros não só pela língua, mas também pela qualidade de vida, segurança, custo de vida acessível, qualidade dos serviços públicos como saúde, transporte e educação. Além disso, o país concede benefícios fiscais para brasileiros, o que torna o país ainda mais atraente. Atualmente o país necessita de diversos tipos de profissionais, que vão desde médicos até profissionais de TI. Para o SEF, o crescimento sustentável de cidadãos estrangeiros, inclusive da União Europeia, confirmam o particular impacto dos fatores de atratividade crescentes no decorrer dos anos, como a percepção de Portugal como país seguro, bem como as vantagens fiscais decorrentes do regime para o residente não habitual.

Para quem busca ir para o interior do país há ainda um incentivo maior. Isso porque o governo português quer atrair mais empresários e trabalhadores para as regiões menos povoadas do país, para isso criou o Programa Trabalhar no Interior, que contempla um conjunto de medidas mais ágeis para facilitar o emprego, habitação e oferecer o apoio financeiro necessário para partilhar os custos associados à deslocação para o interior. Os cidadãos dispostos a mudarem-se podem beneficiar de um apoio inicial de até 4.827 euros. Já as empresas podem receber até 82.106 euros por posto de trabalho criado.

Comandada pela brasileira Fernanda Garcia, que vive há 11 anos em Portugal, a UNA nasceu em virtude da necessidade que os estrangeiros, principalmente brasileiros, que buscam Portugal para morar ou investir, têm em se estabelecer no país de forma descomplicada e segura. “Certo é que Portugal, atualmente, é um dos países da União Europeia que mais atrai os investidores estrangeiros e imigrantes qualificados e aposentados, que buscam no país, qualidade de vida, segurança e oportunidades. Então prestamos assessoria personalizada respeitando a cultura de quem chega, fazendo-o compreender o funcionamento de Portugal, para melhor aproveitamento das oportunidades que o país oferece.”, explica Fernanda.