Notícias

O Parque Nacional Iguazú reabriu suas portas

Após quase quatro meses fechado, no último fim de semana 400 pessoas puderam ingressar para ver as Cataratas do Iguaçu, uma das Novas Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Por enquanto, só estará aberto para os habitantes de Puerto Iguazú, a cidade mais próxima.

Com a pandemia mundial declarada, o Parque Nacional Iguazú, uma das máximas atrações turísticas da Argentina e da América Latina, teve de fechar suas portas ao público no último dia 15 de março.

Após quase quatro meses, paulatinamente, a nova normalidade vai tomando cor em nosso país. Neste último fim de semana, o Parque onde ficam as Cataratas do Iguaçu –uma das Novas Sete Maravilhas Naturais do Mundo-, voltou a receber visitantes.

Nesta oportunidade, com a ideia de fazer provas piloto, a área protegida só permite o ingresso dos cidadãos e cidadãs de Puerto Iguazú, o centro urbano mais próximo do Parque, sempre na Província de Misiones, na região Litoral da Argentina.

“Aos poucos, a atividade turística da Argentina começa a tomar seu ritmo habitual e isto é algo que queremos informar aos viajantes do mundo. Graças ao excelente trabalho das autoridades nacionais e de todos os argentinos e argentinas que fizeram e fazem um grande esforço, Iguazú reabriu suas portas e esperamos continuar com os avanços no resto do país”, expressou Ricardo Sosa, Secretário Executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR).

Por enquanto, as visitas são aos sábados e domingos de 9h a 15h e só poderá entrar um máximo de 200 pessoas (100 de 9h a 12h e outras 100 de 12h a 15h) por jornada. Cada pessoa tem a possibilidade de caminhar pelas trilhas habilitadas, mas deve respeitar o protocolo de usar máscara e não realizar piqueniques, nem tomar chimarrão. Além disso, tem a obrigação de evitar as aglomerações.

Espera-se que nos próximos dias o Parque Nacional Terra do Fuego, localizado em Ushuaia, a cidade do Fim do Mundo e capital da Província de Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul, repita os passos de Iguazú.