Edição Impressa

Odontologia e literatura, adeus Heloísa Guimarães Zola Cordeiro

Rogério Zola Santiago

Heloisa Maria Guimarães Zola Cordeiro, sobrinha-neta do
poeta Alphonsus de Guimarães

Um anjo que estava na Terra – voltou ao local de sua origem prima-irmã Heloisa Martins Guimarães Zola Cordeiro, como gostava de ser designada. Filha de meu padrinho Hélio Geraldo de Almeida Zola e da professora Nely Martins Guimarães Zola, irmã dos engenheiros Marcelo e Cristiano, e da advogada Patrícia.

Dentre os atos de caridade praticados por nossa homenageada, destaca-se o tratamento dentário, com material por conta dela, oferecido à população de pouca renda de Nova Lima. Tocava harpa e compunha. Sua face de beleza ímpar e sua capacidade de amar e perdoar faziam de Isinha uma santinha terráquea, à espera e busca da alegria perene e de equilíbrio afetivo.

Admirava a natureza, os animais. Adorava Nossa Senhora da Piedade e seu filho Jesus. Poeta e escritora de doces orações, publicou três livros, um dos quais tive a honra de prefaciar. Eterna incentivadora de seus amados filhos Pablo e Luana, reuniu seus escritos dos tempos da Venezuela em dois bonitos tomos manuais, de grávida fica rápida, os quais fez lançar para um restrito grupo. Fazia o que podia!

Seu amor de mãe e sua fidelidade e carinho ao esposo José Márcio foram-lhe prerrogativas de existência inteira. Heloisa integrou o elenco de escritores/as do livro “O AMOR NO TERCEIRO MILÊNIO”. Heloisa Maria, nome da Santa integrado ao seu, nossa Isinha anjo humanizado na Terra também cantou e homenageou minha mãe Therezinha Maria de Almeida Zola Santiago na despedida de corpo presente na “Funeral House”.

Sua voz alçou rumo aos céus, ilustrando os raros momentos em que, no Adeus, as bondosas almas se irmanam. Que descanse em Paz mas que, ao lado dos outros Espíritos de Luz, faça da Eternidade tempo para entoar seus cantos, dançar além-nuvens e astros, sendo para sempre ungida pelas mãos ágeis do que nós humanos chamamos de Felicidade. Rogério Zola Santiago jornalista, Indiana University USA.