Notícias

Paris sob o olhar de quem entende

Não faltam livros, filmes, minisséries e documentários sobre Paris com as mais diferentes abordagens. O esplendor da arquitetura e dos museus, o romantismo dos jardins e das margens do Sena e a tradição gastronômica são temas inesgotáveis e eternos estímulos à contemplação e ao prazer. Mas é quase impossível conhecer a Cidade Luz de forma definitiva com apenas algumas visitas. Seu fascínio se revela completamente à medida em que o viajante conhece sua história, repleta de personagens e episódios inusitados. Um dos grandes atrativos da capital francesa é o passado pulsando na rua como em nenhum outro lugar no mundo. A cidade também seduz por conta de sua trajetória de superação. Ao longo dos séculos, Paris se reergueu várias vezes após revoluções, epidemias e guerras.

No atual momento, em que as pessoas estão retomando seus planos de viagens, visitar ou revisitar Paris é praticamente um desejo coletivo. Para inspirar os viajantes e proporcionar conhecimento histórico sobre as regiões da cidade, a Matrix Editora acaba de lançar o livro Para Entender Paris (224 páginas – R﹩ 49,00). De autoria da jornalista Selma Santa Cruz, a obra mostra, entre outras coisas, os bastidores da vida de personagens clássicos como Napoleão Bonaparte, Catarina de Médici, Claude Monet e Victor Hugo e a relação deles com a história parisiense.

O livro é também um convite para viajar a Paris, compreender a cidade e se encantar por ela, mesmo sem sair de casa. Vale a pena dar atenção especial aos capítulos 11 e 17. O primeiro fala da famosa Pont Neuf e de Henrique IV, que reinou na França no século XVI com ideias à frente do seu tempo e foi o protagonista da Noite de São Bartolomeu (a matança de protestantes por católicos radicais, em 1572). O segundo, da Pont des Arts, do Museu d’Orsay e de uma revolução na pintura: os impressionistas, e ainda sobre a paixão dos jovens artistas pelas artes plásticas, a luta contra o academicismo dominante e os encontros nos cafés de bairros boêmios, como Pigalle e Montmartre. Um revival mágico e inspirador!

Sobre a autora
Selma Santa Cruz – Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), foi editora e correspondente internacional do jornal O Estado de São Paulo e da revista Veja. Viveu quase dez anos entre Nova York, Washington e Paris. Atualmente, mora em São Paulo, é sócia da agência TV1 e estudante apaixonada de História.