Notícias

Payroll: saiba mais sobre o índice de empregabilidade nos EUA

Saiba mais sobre um dos mais importantes índices da economia mundial que pode afetar o seu investimento

O primeiro passo para entender o mercado econômico e, consequentemente o universo de investimentos é saber que existem inúmeros fatores e índices que podem influenciar e interferir na forma como os números se comportam. Além disso, ter ciência de como essas alterações por mais ínfimas que sejam produzem grandes reflexos no comportamento de empresas e pessoas em escala global.

Entre os diversos índices mencionados acima, existe um específico: Payroll, que é um dos principais responsáveis pelas grandes alterações na bolsa de valores, interferindo quase que diretamente em investimentos de renda variável,formato de investimento com o terceiro maior volume de captação desde 2002.

Payroll, o que é?

Na sua tradução mais simples, payroll significa folha de pagamento, sabendo disso já conseguimos entender um pouco do tipo de dados ele trás.

Payroll é um relatório económico que traz informações sobre o mercado de trabalho norte americano (com exceção do mercado agrícola), em outras palavras apresenta informações sobre a folha de pagamento dos EUA, trazendo resultados sobre: taxas de emprego e desemprego,variação média de salários mensal e anual, horas trabalhadas e setores com melhor desempenho.

Além da relevância de todas essas informações, o Non-farm Payroll (também assim chamado), é uma representação muito importante por se aproximar 80% do PIB anual dos EUA.

Como ele funciona?

O relatório é liberado na primeira sexta-feira de todo o mês, ou seja, é um relatório mensal.

As informações são replicada strês vezes, o que isso significa? Que eles trazem os resultados do mês anterior, os resultados do mês analisado e uma previsão do mês seguinte e é justamente esse formato de “trinca” permite que ele interfira de forma tão poderosa na economia do mundo todo.

Além disso, o relatório também estabelece um comparativo com os meses anteriores a fim de descobrirmos se houve um crescimento ou queda e prevermos o que as tendências de funcionamento do mercado no próximo mês.

Porque ele é tão importante?

O que torna esses índices tão importantes são as movimentações que investidores, empresas e pessoas fazem como resultado desses índices.

Apesar de ser completamente baseado em dados, números e padrões, a economia é um setor muito incerto por trabalhar sempre em cima de previsões, isso significa que quando pensamos no payroll o que de fato é levado em consideração pelos acionistas e empresas são as previsões estabelecidas para o mês seguinte, de como o mercado irá se comportar, como as indústrias irão agir e reagir, quase como se eles estivessem sempre um mês a frente do que está sendo vivenciado economicamente agora.

Em resumo, o payroll é importante uma vez que ele direciona as atitudes que devem ser tomadas pelas empresas visando o lucro e estabilidade. Sendo assim, ele é capaz de definir se no mês seguinte as empresas investirão mais, ou se devem conter os gastos e quem sabe demitir alguns funcionários, define se os acionistas devem investir mais ou menos em determinado setor industrial e, consequentemente, demonstra se a população terá consumirá mais ou menos, de acordo com o que eles receberem e trabalharem.

Como afeta a economia brasileira

Outra perspectiva que devemos ter clareza sobre o setor econômico é que além de trabalhar com perspectivas, ele funciona sob efeito dominó, logo se alguma coisa aconteceu que alterou um índice por menor que seja, essa mudança já reflete em outras áreas de forma crescente, interferindo em inúmeras decisões.

Quando pensamos do ponto de vista do payroll eles são capazes de interferir no crescimento ou desaceleração da economia que, como falamos, por efeito dominó, também reflete na economia mundial e em taxas de juros dos EUA, fortalecendo ou enfraquecendo a bolsa e o mercado de moedas.

Por consequência, isto também interfere na bolsa brasileira, e que dependendo do cenário pode trazer mais investidores pro mercado brasileiro, nos mais diversos fundos de investimentos, como a bolsa de valores, a previdência privada e o tesouro direto. Ou afugentá-los, sendo assim o payroll é o início de muitas mudanças, reflexos e decisões mensais que acontecem no mundo econômico mundial.

Depois de tanta informação sobre Payroll fica claro a importância que esse índice pode interferir em grandes decisões ao redor do globo, mas o mais interessante é que ele também é extremamente decisivo em pequenas escolhas como o investimento de uma pessoa física em determinada empresa, ação ou não e é por isso que antes de investir, estudar e compreender o funcionamento desse ecossistema complexo é um pré requisito.