Sem categoria

Pijama: como usar essas peças tão confortáveis fora de casa

Young happy couple spending their morning together in the kitchen while woman is eating and man is drinking juice.

Muito mais do que uma roupa para dormir, o pijama pode aparecer em composições do dia a dia

Pijama: como usar essas peças tão confortáveis fora de casa
(Crédito: Divulgação)

Em tempos de home office e isolamento social, o pijama tem se tornado a roupa do momento. Com opções para todos os estilos, desde os mais confortáveis até os com tecidos finos, fica difícil não se apaixonar por essas peças. O que muita gente não imagina é que, além de ótimo para ficar em casa, o pijama também pode fazer parte das composições no dia a dia, ajudando a criar looks estilosos e cheios de personalidade.

Para quem preza pelo conforto, é possível procurar roupas que vão na linha do loungewear, com tecidos macios, como algodão fino, e modelagens versáteis. As peças desse tipo são pensadas para a hora de relaxar, sendo muito usadas como pijamas, mas também podendo incorporar outros looks. Marcas referências em loungewear, como a Calvin Klein, ajudaram a democratizar esse estilo no ambiente fora de casa, o icônico top da marca, por exemplo, é peça obrigatória para as fashionistas.

A inspiração no estilo streetwear também pode ajudar a incluir o pijama no guarda-roupa do dia a dia. Abrangendo elementos de roupas esportivas, alta costura e estilos estrangeiros, as composições dessa linha são ecléticas e permitem adaptações para ambientes casuais ou formais. As peças de moletom são muito utilizadas no streetwear, sendo uma ótima maneira de começar a introduzir o pijama nos looks fora de casa.

Qualidade das peças

Para que a peça de pijama seja adequada para o uso em outros ambientes, é essencial prestar atenção na qualidade do tecido e na modelagem escolhida. Tecidos finos, como a seda e o cetim, são mais fáceis de incorporar nos looks do dia a dia, podendo aparecer em peças simples como camiseta ou vestido. Já tecidos mais casuais, como moletom e algodão fino, devem ser usados com mais cuidado, aparecendo em peças de modelagem clássica, como camisas e calças retas ou pantalonas.

Para quem quer ousar ainda mais e utilizar um conjunto de pijama, o cuidado com o tecido e a padronagem deve ser ainda maior – tudo para tornar o look mais apropriado. Dê preferência para os conjuntos com calça por serem mais elegantes. Aqui, a camisa de pijama pode ser usada fechada ou aberta, com um top ou sutiã de renda por baixo.

Importância dos acessórios

Para quem quer incorporar peças de pijama no dia a dia, é importante dedicar parte da atenção aos elementos que vão complementar o look, como acessórios e sapato. Os complementos são essenciais para ajudar a finalizar a produção, permitindo que ela fique adequada para os diferentes ambientes. Salto alto, seja um scarpin, ou uma sandália com tiras, torna a produção mais refinada, ideal para o ambiente de trabalho ou locais sofisticados. Já chunky sneakers é ideal para quem quer apostar em um look streetwear para ambientes informais.

As joias não devem ficar de fora, pois colaboram para deixar o ar de “roupa para casa” de lado. Caso o pijama escolhido seja bem colorido, invista em acessórios mais sóbrios ou metalizados em prata e dourado. Já quando o look tem poucas cores não tenha medo de brincar com os acessórios, para deixar a produção mais divertida. Outras peças como calça jeans e jaqueta de couro são boas opções para quem prefere que o pijama seja só um dos elementos da composição. O importante, acima de tudo, é se sentir confortável com a roupa.