Notícias

Planejamento financeiro: 3 dicas para comprar uma moto

Image of different assortment iron bikes selling in the market

Entenda como é possível comprar a moto dos seus sonhos e ainda economizar

Hoje em dia, pode ser um grande desafio conseguir comprar uma moto 0 km ou até um modelo seminovo mais recente. Com juros cada vez mais elevados, o bom e velho financiamento está deixando de ser uma opção viável para muitos, então resta a pergunta: como conseguir comprar uma moto nova nos dias de hoje?

Felizmente, o que não falta são opções para conseguir alcançar este objetivo. Algumas já são bem conhecidas e outras nem tão populares, mas certamente todas são ótimas alternativas para quem planeja adquirir uma moto a curto ou médio prazo. Confira três dicas para comprar a moto dos seus sonhos e ainda economizar.

Faça um planejamento financeiro

Provavelmente, a dica que todos nós já estamos cansados de saber, mas que é um desafio para muitos. Guardar dinheiro pode não ser uma tarefa fácil, pois é necessário ter muita disciplina e saber controlar bem os seus gastos, priorizando sempre o essencial e deixando o supérfluo de lado.

Porém não é necessário se privar de tudo e guardar todo o seu salário para isso. Avalie sua necessidade e em quanto tempo você planeja estar com a moto nova. A partir disso, é possível estabelecer um valor para guardar todo mês e, pouco a pouco, já é possível acumular uma boa quantia.

Isso também não quer dizer que você precisa juntar o valor inteiro da moto, afinal, é bastante dinheiro. Porém, quanto mais dinheiro juntar, maior será o pagamento de entrada e menor a dívida que precisará ser paga posteriormente.

Use um consórcio

Os consórcios vêm se tornando cada vez mais populares, principalmente por causa dos juros abusivos dos financiamentos. As vantagens de procurar um é a facilidade em criar grupos, a baixa taxa de manutenção e principalmente o valor das parcelas, que podem se estender em até 80 meses e mal passar de R$ 100 por mês.

Dessa forma, o dinheiro que você estaria juntando mensalmente já entra como uma parcela, então é uma opção semelhante e igualmente eficaz.

Leilão de motos

Para aqueles que não se importam em comprar um veículo seminovo, o leilão é a melhor opção para conseguir uma moto barata. Com modelos de diferentes anos e preços, é possível encontrar motos em excelentes estados por valores muito abaixo do mercado.

Hoje em dia existem diversas plataformas de leilões online que permitem aos compradores acompanhar os produtos e dar seus lances sem sair de casa, sendo uma das melhores formas de economizar.