Notícias

Prefeitura de Camanducaia aumenta para 80% taxa de ocupação hoteleira em Monte Verde

Decreto também permite até cinco pessoas por mesa em bares e restaurantes

A Prefeitura de Camanducaia autorizou a ocupação máxima de até 80% para hotéis e pousadas. A decisão atende a uma solicitação feita pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), por meio de um ofício. O prefeito Rodrigo Alves de Oliveira também liberou a permanência de até cinco pessoas por mesa nos restaurantes e bares. As novas regras constam no Decreto Municipal 117/2021, publicado nesta quinta-feira (22), e já estão em vigor.

Com os termômetros registrando temperaturas abaixo de 0°C em Monte Verde, a procura por hospedagens cresceu consideravelmente. Levando-se em conta as medidas de higiene impostas e a ampliação da vacinação contra a Covid-19, a MOVE solicitou o aumento da capacidade de acomodações de 60% para 80%.

“As barreiras sanitárias impactaram direta e indiretamente todo o empresariado de Monte Verde. Por isso, com a vacinação avançando e a manutenção de todas as medidas de higiene necessárias, consideramos o momento propício para esse aumento do número de acomodações para evitar danos que sejam irreversíveis à economia”, ressalta a presidente da MOVE, Rebecca Wagner.

Para uma retomada consciente do turismo, o distrito tem adotado uma série de medidas para evitar aglomerações, como, por exemplo, o controle da entrada de turistas por meio de barreiras sanitárias e a redução da capacidade de ocupação em estabelecimentos. No segundo semestre de 2020, a vila foi reconhecida pelo Ministério do Turismo como exemplo nacional no âmbito da retomada do turismo em seu processo de reabertura consciente e segura.

Sobre a MOVE

Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada no início de 2020 para promover o desenvolvimento econômico sustentável e ético do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG). A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo, artístico e cultural. Tem, ainda, como valores a participação da sociedade na tomada das decisões e o cuidado e valorização da paisagem e da cultura local. Atualmente, com 140 associados, a MOVE apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, poder público e comunidade para o enfrentamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região; e promove turismo diversificado e economia de alternativas para negócios sustentáveis.