Edição Impressa

Presidente da AMM participa de webinar da Asbraer/Emater

Para homenagear os extensionistas rurais – profissionais que desempenham um importante papel com as comunidades rurais em todo País – o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, participou do webinar nacional organizado pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Com o tema “A força inovadora da Ater pública”, o evento foi realizado na manhã desta terça-feira (01/12), antecipando as comemorações do dia 06 de dezembro, data criada em homenagem a esse profissional que atua nas diversas atividades rurais, entre elas a agricultura e pecuária. Também participaram do evento virtual representantes do governo federal e governos estaduais, congresso nacional, presidente da Asbraer e dirigentes de empresas públicas do setor de vários estados brasileiros.

A proposta foi mostrar o trabalho desenvolvido pelos extensionistas em todo o território brasileiro e celebrar a data que homenageia esses técnicos tão importantes para a difusão da agricultura familiar e do pequeno produtor. Em sua fala, o presidente Julvan Lacerda destacou que representa quem recebe o fruto do trabalho dos extensionistas, já que representa os prefeitos que, por sua vez, representam o povo de cada cidade.

Ele ressaltou o trabalho da Emater, que faz os extensionistas chegarem a 93% dos municípios mineiros. “Aqui mesmo em Moema tivemos a alegria de reinaugurar o escritório da Emater. Para nós, e eu sei que para muitos outros municípios, a Emater tem grandes e relevantes serviços prestados à nossa gente, tanto no fomento da atividade rural, que por consequência gera renda, emprego para as famílias e desenvolvimento para a cidade. Quero parabenizar os extensionistas, que são quem fazem isso chegar na ponta, no agricultor rural, e parabenizar as instituições que fazem isso acontecer”, disse.

O presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, reafirmou a importância da Ater Pública, legitimada em artigos na Constituição Federal e nas leis federais agrícolas. “A Ater é um serviço essencial como a educação. Nós trabalhamos a educação não formal, em caráter continuado. Nós trabalhamos a família rural, não somente na parte produtiva, mas também nas outras temáticas do desenvolvimento, como a parte social, ambiental, saúde, economia”, relembra Gustavo.

A assistência técnica e extensão rural pública estão presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. São mais de 15 mil extensionistas espalhados pelo Brasil, atendendo mais de 2 milhões de famílias em todo o país. O serviço tem a maior capilaridade e extensão, conseguindo chegar em todos os cantos nacionais, o que é essencial para que não falte alimento, na mesa do brasileiro, mesmo em tempos de crise.

“O trabalho do extensionista rural é de suma importância no campo de forma a levar novas técnicas de produção que facilite a vida do agricultor. Por isso, no Dia do Extensionista, vamos enaltecer sua importância para o desenvolvimento do campo e econômico e social do Brasil”, afirmou o presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães.