Notícias

Primeiro roteiro de viagem focado em sobremesa tem curadoria da chef Mariana Correa

“Experência Comece pela sobremesa” será lançada pela agência Tripness, contemplando estabelecimentos e chefs que estão fazendo a diferença no cenário da confeitaria brasileira.

“A vida é muito curta. Comece pela sobremesa”. Sob esse lema, a chef pâtisserie Mariana Correa e a curadoria de viagens Tripness acabam de lançar o primeiro roteiro de viagens do país onde o prato principal sai de cena para dar o devido protagonismo à sobremesa. Nessa primeira experiência, serão dois dias na capital paulista com direito a visitas e interações com chefs renomados escolhidos a dedo pela chef Mariana Correa. O grupo partirá de Belo Horizonte no dia 14 de março rumo a uma experiência gastronômica inédita, que inclui um mergulho sobre a evolução da confeitaria no Brasil a partir do olhar e da vivência dos chefs convidados.

Para Mariana, o circuito é uma oportunidade para se pensar a confeitaria brasileira como um todo, refletindo tanto sobre sua evolução nos últimos anos quanto sobre seus desafios.    “Pretendemos, com esse roteiro, fazer da confeitaria o foco e mostrar todas as possibilidades e facetas dessa incrível profissão, explorando todo o seu potencial, versatilidade e quebrando ideias pré-concebidas sobre doces e sobremesas”, disse. Mariana revela, ainda, que a experiência permitirá aos visitantes entenderem os bastidores do trabalho dos chefs e dos estabelecimentos visitados. “Veremos o trabalho que é feito por trás, de pessoas que realmente têm um olhar diferenciado para esse universo, e ver o resultado nos produtos únicos que eles nos trazem”, completa. 

PROGRAMAÇÃO DA “EXPERIÊNCIA COMECE PELA SOBREMESA”:

O fim de semana desse primeiro roteiro, 14 e 15 de março, será recheado de atrações pela capital paulista. A primeira parada será um brunch especial no Vista Café, cafeteria localizada no Museu de Arte Contemporânea. O chef Pedro Frade receberá os viajantes com um menu elaborado especialmente para a ocasião. O local foi escolhido como ponto de partida do roteiro, no sábado de manhã, devido à proximidade entre a confeitaria e a panificação, áreas consideradas irmãs na gastronomia. Logo em seguida os participantes partem para a Chocommelier, especialista na harmonização de chocolates, para uma experiência sensorial para além da degustação convencional, que será guiada pela Chocolatier Mariana Triveloni.

No mesmo dia, o roteiro parte para uma visita à premiada chef Marília Zylbersztajn. Eleita pela Veja Comer e Beber e Folha de São Paulo como a melhor confeitaria desde 2014, o espaço realiza um trabalho diferenciado sendo uma confeitaria com respeito máximo às propriedades e origem de cada ingrediente e sua cadeia produtiva, uso de pouco açúcar e nenhum produto artificial. 

À noite, os participantes serão surpreendidos com um jantar completo em quatro etapas, incluindo uma degustação exclusiva das sobremesas.  Considerada um dos principais nomes da confeitaria brasileira na atualidade e eleita pela revista Forbes como uma das pessoas com menos de 30 anos mais promissoras do país, a chef Nathália Gonçalves fará com os participantes uma imersão ao fascinante universo das sobremesas empratadas, além de apresentação dos pães de fermentação natural feitos em casa.

Já no domingo, o dia começa com uma das visitas mais emocionantes da viagem, com direito a contação de história na produtora sustentável de mel Mbee. Os participantes terão a chance de conhecer sobre o processo de produção diferenciado dos meles de terroir e como a Mbee realiza o cuidado com as abelhas nativas brasileiras e toda a sua diversidade.

A próxima parada é na fábrica de chocolate da AMMA, empresa  pioneira na recuperação das plantações e produção de cacau nacional e referência brasileira em fabricação bean to bar (da amêndoa à barra). Os visitantes participarão de um brunch e terão uma experiência sensorial guiada por porta-vozes da AMMA. De lá, seguirão para a Boutique Gelato, onde conhecerão sobre o processo de produção dos gelatos artesanais, além de degustação dos produtos e interação com Marcia Garbin, proprietária do local e maior autoridade em gelaterias do Brasil.

PARA PARTICIPAR:

Os interessados em fazer parte do roteiro Comece pela Sobremesa podem entrar em contato com a Tripness Curadoria de Viagens no telefone (31) 3646-1249 ou no site: www.tripness.com.br. Residentes em São Paulo poderão adquirir a experiência sem aéreo e hospedagem.