Notícias

Qual o melhor tipo de micro-ondas?

Item é essencial em uma cozinha moderna e preparada.

Pipoca de saquinho, macarrão instantâneo e comida congelada. As comidas práticas são uma realidade e parte do cotidiano de muitas pessoas. Itens cada vez mais modernos que prometem facilitar na hora de cozinhar surgem anualmente no mercado.

São diversas opções de geladeira, fogão, eletrodomésticos e micro-ondas que não podem faltar em uma cozinha moderna. O micro-ondas faz parte do cotidiano brasileiro desde a década de 90, embora esteja presente nos EUA desde 1947, quando foi criado por Percy Spencer.

Por ser tão comum, muitas pessoas acreditam que o aparelho micro-ondas ideal para sua casa é o maior e mais barato. O orçamento, apesar de ser algo importante a se considerar, não deve ser o único fator, visto que existem modelos para diferentes rotinas e personalidades. Por isso, preparamos uma lista para te ajudar a fazer a melhor escolha.

Tipos de micro-ondas

Apoiado

O micro-ondas de apoio é o modelo mais tradicional aqui no Brasil. É também um dos mais fáceis de ser instalado: basta colocar em uma prateleira ou nicho e ligar na tomada, sendo perfeito para aqueles que têm pouco espaço ou querem maior praticidade.

Embutido

Já os embutidos são modelos mais caros e requerem um maior investimento durante sua instalação: por serem feitos para móveis planejados, necessitam da ajuda de um marceneiro, além da implantação de uma saída de ar para sua ventilação.

O micro-ondas de embutir, por ser visualmente mais bonito, é a escolha ideal para quem quer ter uma cozinha mais elegante e moderna. Para aqueles que pensam em adquirir uma versão mais moderna e querem aproveitar o espaço, é importante lembrar de verificar se as medidas, voltagem, tamanho da saída de ar e demais requisitos do fabricante são as mesmas do aparelho antigo.

Funções

Simples

Os micro-ondas do tipo simples servem para descongelar, aquecer os alimentos e em alguns alimentos específicos, podem até cozinhar. São indicados para pessoas que utilizam pouco o aparelho ao longo do dia ou que apenas usem as funções citadas.

Grill

Essa versão, além de ter todas as funcionalidades do micro-ondas simples, pode gratinar e grelhar os alimentos. Para os usuários que não têm muito tempo para cozinhar e recorrem a pratos congelados ou pré-cozidos, o tipo grill é a melhor opção.

Programações

Na correria do dia a dia, as programações pré-estabelecidas dos micro-ondas podem ser muito úteis para facilitar as tarefas, principalmente nos pratos instantâneos e pré-cozidos.

As configurações mais comuns atualmente incluem preparo de comidas congeladas, macarrão, pipoca, receitas pré-programadas, pizzas, vegetais e o botão de 1 minuto. Algumas versões mais modernas vêm com uma trava de segurança para crianças, bem como sistemas autolimpantes e anti-odor, que diminuem a necessidade de muitas limpezas.

Consumo

A quantidade de energia consumida pelo micro-ondas não está relacionada à sua eficiência. Por isso, considere os modelos mais econômicos, mesmo que você não use tanto o aparelho, para não impactar na conta de luz mensal.

Todos os eletrodomésticos vendidos em território nacional devem vir com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia do INMETRO que auxilia os consumidores na hora da compra. Aparelhos com baixo consumo de eletricidade sempre recebem nota A ou B.

Potência

No caso dos micro-ondas, quanto maior sua potência, maior será sua capacidade de aquecer e cozinhar os alimentos e, consequentemente, menor será o tempo. Funções básicas para pratos pequenos, como aquecimento e descongelamento, geralmente necessitam entre 600 a 800 watts.

Já modelos de 850 a 1200 watts são recomendados para pratos maiores ou de uso habitual.

 Capacidade

O tamanho do micro-ondas depende de dois fatores: quantas pessoas moram na casa e o quão frequente é seu uso. Para ser utilizado por um casal eventualmente, modelos de 13 a 20 Litros são suficientes. No caso de uma residência com 4 pessoas, o ideal seria a partir de 21 Litros. Em famílias grandes, é recomendado o uso de 30 Litros em diante.

Acabamentos E por último, existem modelos de todas as cores, design e acabamento. Tanto os modelos de inox quanto espelhados podem ajudar a decorar, deixando sua cozinha mais bonita e sofisticada. A diferença é que as versões desta última permitem visualizar melhor os alimentos durante o aquecimento ou cozimento.