Notícias

Qual o tamanho ideal de máquina de lavar roupa para a sua casa?

Tamanho da família, local disponível para a instalação e tipos de peças a lavar são decisivos para a escolha. Entenda.

Foi-se o tempo em que era necessário tirar um dia para lavar roupas e passar horas esfregando, enxaguando e torcendo as peças na beira do tanque. A máquina de lavar já é um eletrodoméstico acessível para a maioria das famílias e tem se tornado cada vez mais popular nos lares pelo país.

Escolher a sua primeira máquina ou trocar a antiga, no entanto, pode ser um desafio. A variedade de opções disponíveis no mercado é enorme, o que inclui não apenas diferentes funcionalidades, mas também vários tamanhos.

E a escolha não é tão difícil. Nossa dica é começar com  algumas questões básicas. Juntas, as respostas vão te ajudar a fazer as perguntas certas para o vendedor e a chegar a uma escolha perfeita para as suas necessidades.

Onde a máquina vai ficar?

O primeiro e mais importante é o espaço que você terá para instalar a sua lavadora. Em muitas lavanderias, especialmente as de apartamentos pequenos, esse espaço é mínimo e, portanto, não acomoda confortavelmente uma máquina de tamanho grande. Não adianta comprar a melhor se ela não couber na sua casa.

Por isso, é fundamental tirar as medidas do espaço onde você pretende instalar o seu eletrodoméstico e comparar com o produto que você pretende adquirir. Muitas vezes não é só a litragem que importa, mas também o modelo. Verifique as dimensões do equipamento antes de fechar um negócio.

Essa dica parece óbvia, mas é um dos erros mais comuns dos consumidores, principalmente daqueles que optam pela compra online. Evite o erro conferindo as especificações do anúncio e, se for pessoalmente à loja, perguntando ao vendedor. Em casa, ter uma trena te ajuda a tirar as medidas exatas.

Se a máquina escolhida tiver abertura frontal, você precisa levar esse fato em consideração. Na hora de tirar as medidas, pense também no espaço que vai precisar para abrir a porta na hora de colocar e tirar as roupas.

Se o seu espaço é muito pequeno, as mini máquinas podem ser opções, mas elas costumam ter capacidade pequena, de 3 kg a 5 kg. Isso significa que você vai ter que bater poucas peças por vez, o que pode encarecer bastante a sua conta de luz.

Quantas pessoas vão usar a máquina?

Essa é a segunda pergunta mais importante para embasar uma boa escolha. Se você vive sozinho ou apenas com uma pessoa, uma máquina pequena, de 9 kg ou 10 kg pode ser suficiente para a maioria das suas necessidades.

Se você tem filhos, já é recomendável escolher entre os modelos um pouco maiores, como as lavadoras de 12 kg ou 13 kg. Esses costumam ser bons tamanhos para lavar uma quantidade um pouco maior de peças, lembrando que as crianças pequenas tendem a sujar mais roupas que os adultos.

Se a sua família tem mais de quatro integrantes, pode ser o caso de investir em uma lavadora maior, de 14 kg para cima — a maior parte das marcas têm opções de até 17 kg. As de capacidade maior são perfeitas para lavar todas as roupas de cama ou toalhas em um único ciclo, por exemplo.

Que tipo de peças você vai lavar?

O tipo de roupa que você pretende lavar também deve influenciar na decisão. Se você vai precisar lavar com frequência muitas peças pesadas, como jeans e casacos, pode não ser uma boa ideia investir em uma máquina de menos de 12 kg.

Edredons e tapetes também costumam ficar pesados quando molhados e não podem ser lavados nas máquinas que suportam menos quilos. Se você pretende lavar essas peças em casa, pode ser o caso de investir em uma maior, de a partir de 15 kg, mesmo que a sua família seja pequena.

Caso você compre uma máquina com capacidade menor, a opção é lavar as peças mais pesadas na lavanderia mais próxima. Essa despesa deve entrar no seu cálculo de custo-benefício na hora de fazer a escolha.