Notícias

Quando chega a hora de rever os seus investimentos?

Você avalia periodicamente a sua carteira de investimentos? Ainda não? Então, descubra agora porque esse hábito é importante e saiba como realizá-lo corretamente!

Ter a melhor rentabilidade é o objetivo de todo investidor. E a avaliação periódica na carteira de investimentos ajuda a entender melhor o mercado e assim, conseguir este objetivo. E você, tem esse costume? Sabe como fazer essa avaliação da maneira correta?

Entenda que o final ou o início do ano é um momento ideal para isso. Porque é possível avaliar os desempenhos de sua carteira ao longo dos últimos doze meses e assim, projetar como ela será trabalhada nos próximos meses, estimando os seus ganhos e rentabilizando melhor as suas ações.

E essa é uma atitude que deve ser feita por todo o investidor. Podendo ser realizada por você mesmo ou com a ajuda de um consultor especializado. Inclusive, do Itaú Portabilidade, para quem pensa em mudar de plano ou procura por uma previdência privada.[2] 

Em um período antes da pandemia da Covid-19, o Brasil vivia um momento de tendências de altas na Bolsa de Valores, no qual os investidores se arriscaram em mais opções na carteira. Mas a mudança no cenário mundial também refletiu no mercado brasileiro.

Isso porque houve interrupções em diversos setores no mercado, obedecendo às recomendações de isolamento social. O que acarretou uma grande crise econômica e aumento do desemprego. E a incerteza do futuro levou ao pânico generalizado no setor de investimentos.

Assim, se você ficou receoso e não sabe como lidar com esse momento delicado, não se preocupe, pois iremos dar todas as dicas de como cuidar dos seus investimentos nesse artigo. Confira agora![3] 

Porque este é o momento ideal para rever os seus investimentos?

Antes do cenário da pandemia, a maioria das empresas com ações na Bolsa de Valores Brasileira (B3) viviam um bom momento de altas, e o Ibovespa chegou a quase 120 mil pontos, de acordo com análise do site ParMais.

Contudo, a mudança no cenário com a pandemia, no qual os investidores vendem mais do que compram ações, reflete sobre uma revisão na carteira.

Porque quanto maior o índice de vendas, maior a queda no mercado e isso gera diversas consequências. Por isso, se você investe, deve repensar o seu portfólio de investimentos atual.

Isso porque alguma aposta que você fez e funcionou pode não ter o mesmo desempenho nos próximos meses. Desse modo, aquilo que rentabilizava bem antes, pode não funcionar mais.

Contudo, não significa que não haja outras boas oportunidades no mercado. Por isso, rever a carteira é muito importante na procura das melhores oportunidades.

Assim, quem tem o perfil conservador pode rever os títulos de crédito, que passaram  a ficar muito interessantes, devido às altas taxas que se encontram.

E ironicamente, elas são provocadas devido ao momento de risco que os investimentos vivem. Contudo, esse cenário não deve durar por muito tempo.

E mesmo que você tenha experiência com investimentos, tirar um tempinho para avaliar a carteira vale a pena, se você quiser bons resultados no futuro.

Como avaliar os seus investimentos

O Mestre em Economia UFPE e MBA em Derivativos pela USP, Leandro Strasser, ensina que há uma forma simples de verificar os seus investimentos, que podem ser divididos em três passos. São eles:

Concentrar nos objetivos

Este é um princípio básico, mas muito importante. Afinal, como você define os objetivos dos seus investimentos?

E não importa se ele tenha metas de longo prazo, como aposentadoria, ou de médio prazo, como economizar para comprar um bem.

Por isso, fazer a avaliação dos objetivos ajuda a entender os riscos, a situação financeira e o ambiente econômico para a sua estratégia.

Veja a variação de ativos na carteira

O investidor deve criar um mix diversificado em sua carteira de ativos. Porque eles apontam um certo nível de risco, baseado na meta e caminhos feitos pelo investimento.

E para ter um portfólio diversificado, você pode apostar em diferentes tipos de ativos, que incluem padrões variados de risco e retorno, como ações, fundos, títulos públicos ou privados.

Assim, mesmo que uma parte de seu investimento esteja em um momento de queda, a outra terá o ponto positivo, para trazer equilíbrio à sua carteira.

Mas lembre-se que o objetivo da diversificação é estabilizar o desempenho, para evitar grandes perdas e assim, o retorno sair de forma positiva para o investidor.

E neste processo de revisão, garantir o equilíbrio é fundamental, com a combinação dos diferentes ativos. Por isso, analise os riscos deles, e defina qual o momento ideal para fazer a sua aposta.

Porque o mercado se movimenta constantemente e isso compromete o desempenho dos ativos na carteira de investimentos.

Veja o Desempenho dos Investimentos

Por fim, outro ponto fundamental é fazer a avaliação do desempenho dos produtos existentes em sua carteira de investimentos. O ideal é analisar como ela se comportou ao longo do ano, o que deu certo e o que é necessário melhorar ou modificar.

Muitas vezes essa dica simples é ignorada pelos investidores, o que reflete no futuro quando os resultados não são esperados. Assim, fazer a revisão de seus investimentos se torna mais simples, mas que garante resultados eficazes em seu portfólio.

Então não deixe para depois. Que tal separar um momento e começar hoje mesmo a rever os seus investimentos? Essa é uma atitude que fará a diferença em sua vida e seu futuro como investidor.

Achei que esse título chama mais a atenção e tem mais a ver com o meu artigo.

Tava complicado encaixar essa âncora, mas acho que aqui ficou legal. Qualquer coisa me avise.

Achei que aqui cabia uma chamadinha.