Notícias

Quer morar em Portugal? 3 formas de obter dupla cidadania portuguesa

Para quem busca conquistar outra nacionalidade,

existem alguns meios diferentes para consegui-la

Seja por casamento, parentesco ou vivência no país, obter a dupla cidadania portuguesa é um processo que demanda certo tempo e organização. Envolvendo diversos benefícios como a livre circulação em países da União Europeia, e sem precisar de visto para visitar cerca de 170 países, incluindo os Estados Unidos, ao conseguir a nacionalidade inúmeras portas e opções se abrem.

Em especial para aqueles que planejam uma vida fora do Brasil, seja viajando o mundo ou morando em outro país, ter essa dupla cidadania pode facilitar alguns processos e permitir com que a vivência fora seja uma possibilidade ainda mais fácil de alcançar. E, para saber como tirar cidadania portuguesa passo a passo, confira tudo a seguir.

1. Cidadania portuguesa por casamento

Uma das formas mais conhecidas de adquirir a cidadania de outro país, é se casar com uma pessoa de outra nacionalidade e, no caso de Portugal, para iniciar esse processo, é preciso estar casado há mais de três anos com um cidadão ou cidadã portuguesa. No entanto, é válido destacar que precisa existir uma comprovação do casal que, de fato, existe algum vínculo com o país, a menos que eles tenham filhos já nascidos em Portugal.

2. Cidadania portuguesa por família

Outra maneira comum que as pessoas conseguem ter dupla cidadania, é por meio da família, de parentes nascidos em outro país que passam sua nacionalidade para as gerações seguintes. Pais passam para seus filhos (a maneira mais fácil), depois aos netos, bisnetos e então aos trinetos, caso ainda tenham parentes vivos com a nacionalidade que permitam fazer o requerimento, além da necessidade de comprovação da relação entre a pessoa e o país.

3. Cidadania portuguesa por residência

E, mais uma forma de obter a dupla cidadania, é vivendo no país legalmente. Seja por questões de trabalho ou estudo, por exemplo, estrangeiros que morarem durante cinco anos em Portugal podem pedir o requerimento para ter a nacionalidade portuguesa. Não necessariamente corridos, podendo ser também intercalados, os cinco anos de vivência devem ser cumpridos em um prazo de até 15 anos e, dessa maneira, não é preciso ter tido parentes portugueses para se naturalizar português.

Lembrando que, seja qual for o processo a ser aplicado, alguns processos devem ser seguidos, incluindo:

  • Averiguação das informações;
  • Localização dos documentos necessários;
  • Emissão de certidão nos dois países;
  • Protocolização dos documentos;
  • Acompanhamento do processo;
  • Recebimento da certidão de nascimento portuguesa;
  • Emissão do novo passaporte e documentos de identificação.