Notícias

Ração úmida para gatos: conheça os benefícios

Saiba tudo sobre esse tipo de ração que é adorado pelos felinos.

Os gatos costumam ser bem seletivos quando o assunto é comida, mas se tem uma coisa que a maioria deles ama é a ração úmida, aquele alimento disponível em sachês e latas que se assemelham bastante a um petisco.

Esse amor pode ser facilmente explicado, afinal, a ração úmida é bem mais atraente para o paladar dos gatos do que a tradicional ração seca, além de possuir uma textura diferenciada, como uma presa in natura — fator que resgata o instinto caçador dos felinos.

No entanto, ainda há muitas dúvidas acerca deste tipo de ração, como, por exemplo, se é saudável, se faz mal para o pet ou após experimentá-la o felino irá rejeitar a ração tradicional.

Pensando nisso, para esclarecer tudo de uma vez por todas, desenvolvemos este artigo com todas as informações sobre a ração úmida para gatos. Confira!

A ração úmida realmente faz mal para a saúde do gato?

Ao contrário do que muitos pensam, a ração úmida não faz mal para a saúde do gato, pois ela possui nutrientes balanceados e essenciais para a dieta dos felinos.

No entanto, se você deseja utilizá-la como uma espécie de petisco — ou seja, como uma maneira de recompensar o seu pet — é preciso ter um pouco de cuidado. Isso porque ela é bem mais saborosa que a ração seca, por isso, alguns bichanos podem sim, acabar rejeitando a ração tradicional após consumi-la.

A ração úmida pode ser utilizada como a única fonte de alimentação do animal?

A resposta para essa pergunta é sim! Inclusive, a maioria dessas rações apresenta na própria embalagem que ela se trata de um “alimento completo” para o animal.

Há, ainda, uma grande variedade de sachês e latas disponíveis no mercado que atendem as necessidades nutricionais dos bichanos em cada etapa da sua vida.

No entanto, antes de trocar a ração seca pela ração úmida é importante consultar um veterinário de confiança, para que ele analise o seu pet e dê o veredito sobre a viabilidade dessa troca.

Qual a frequência e a quantidade ideal para oferecer a ração úmida para gatos?

Não há uma quantidade ideal pré definida, o ideal é sempre balancear, visto que as raças são diferentes, alguns animais são mais sedentários que outros e cada um possui um porte físico diferente.

Portanto, para saber a quantidade ideal conforme as características do seu pet, o melhor a ser feito é consultar um veterinário de confiança, pois o profissional irá fazer uma dieta balanceada e personalizada para o seu bichano.

Quais são os benefícios da ração úmida para o gato?

A ração úmida traz diversos benefícios para os felinos e, entre eles, podemos citar uma melhora na saúde do bichano. Isso porque grande parte dos problemas de saúde dos felinos estão relacionados com o trato urinário, pois, como a maioria dos felinos não tem o hábito de beber água durante o dia, a urina acaba ficando muito concentrada e, consequentemente, prejudica o organismo.

Dessa forma, a ração úmida acaba sendo bastante benéfica, pois ela possui bastante água em sua composição, o que ajuda a aumentar o volume hídrico e urinário do gato, evitando o surgimento de algumas doenças como cistite e infecção urinária.

Outro ponto positivo é que, por possuir uma grande concentração de água, proteína e baixo teor calórico, a ração úmida também é benéfica para gatos obesos, já que eles ficarão satisfeitos com uma quantidade menor de calorias do que se estivessem comendo a tradicional ração seca.

Além disso, esse tipo de ração também é bastante indicado para os bichanos que perderam algum dente ou possuem alguma dor no local, pois elas são mais macias e facilitam a mastigação.

Existe alguma desvantagem?

Como nada é feito apenas de pontos positivos, a ração úmida também pode apresentar uma certa desvantagem em alguns quesitos.

Um deles é que, por não haver aquele atrito comum feito pela ração seca, ela pode acabar sendo responsável pelo desenvolvimento das placas bacterianas nos dentes do felino.

Ademais, dependendo da marca, a ração úmida também pode conter excesso de conservantes e corantes, fatores que podem causar alergia no animal quando consumidos em quantidade abundante. Por fim, outro ponto negativo é que ela é bem mais cara do que a ração seca e o seu prazo de validade também é menor. Quando aberta, dura no máximo 3 dias guardada na geladeira.