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Realidade aumentada pode transformar a jornada do consumidor

Augmented reality marketing . Hand holding smart phone use AR application to check information

Com o objetivo de gerar uma experiência diferenciada, método já começa a ser implantado

(Crédito: iStock)

Com o passar dos anos, a tecnologia tem se reinventado e alterado as relações e interações sociais, inclusive entre empresários e consumidores. Nos últimos anos, o avanço em questão é a realidade aumentada (RA), que vem sendo utilizada em diversos segmentos com o objetivo de impactar positivamente a experiência do cliente com a marca.

A tendência é que essa ferramenta siga alcançando novos mercados. Uma pesquisa realizada pela Goldman Sachs, grupo financeiro multinacional, estima que o crescimento desse setor deve chegar ao valor de US$ 80 bilhões até 2025. Segundo o estudo da KPMG, a tecnologia também atingirá outras áreas da empresa além das etapas de fidelização dos clientes, como o marketing, as vendas e o atendimento ao cliente pré e pós-venda.

Influência na experiência do cliente

Com a tecnologia, as marcas poderão apresentar de novas formas as características dos produtos, como por meio de hologramas, 3D e demais recursos visuais que poderão ser utilizados, a fim de gerar algum tipo de conexão emocional com o cliente, já que ele conseguirá participar do universo em que o serviço ou a mercadoria está inserido – se for um livro ou um produto audiovisual, por exemplo, pode ser possível interagir com os personagens – e verá outras coisas além da descrição de benefícios ou imagens.

Deste modo, o consumidor pode interagir com o que pretende comprar e explorar, tanto o lado da imaginação, quanto a parte prática da experiência. Em uma loja de roupas, os clientes terão a oportunidade de fazer várias combinações de peças antes de efetivar a compra e sem a necessidade de provar as roupas várias vezes até encontrar uma composição harmônica.

Em 2019, um levantamento feito pela Isobar, agência global de transformação digital e criatividade do Grupo DAN, mostrou que o conceito de realidade aumentada já era o meio de mudança mais importante para a inserção digital das empresas. Assim, seja por meio de um game, de uma ação promocional, de uma imersão no universo ou de uma visão mais detalhada do produto, essa tecnologia tem melhorado a experiência de compra, a autonomia dos consumidores nos processos e o customer success.

Há variadas formas de fazer com que isso seja possível, como o uso de um óculos especial ou a utilização do próprio smartphone, que pode projetar diferentes cores na parede, simular um objeto ou móvel no lugar pretendido, entre outras possibilidades.

Online

A realidade aumentada também é possível de ser implementada em compras online. Com o uso do smartphone, o consumidor poderá ter a possibilidade de testar as coisas e brincar com diferentes filtros desbloqueados através das embalagens dos produtos.Além disso, existem formas de fazer com que seja viável interagir antes da compra, como o projeto com diversos filtros lançado pela Eudora, marca do Grupo Boticário. Com ele, as pessoas puderam testar as texturas e os tons de maquiagens e, se quisessem, compravam as opções que mais gostassem.