Notícias

Rede Fazedores promove a 1.ª Virada Cultural de CMD

Aconteceu nos dias 14 e 15 de agosto de 2021 a 1.ª Virada Cultural de Conceição do Mato Dentro. A ação integrou e deu visibilidade ao trabalho que diversos artistas, grupos, coletivos, escolas e instituições culturais realizam ao longo do ano nos povoados, nos distritos e na cidade-sede.

O “Agosto das Artes” reuniu 60 apresentações e vivências das áreas de música, teatro, circo, patrimônio, artes plásticas, dança, performance, poesia, contação de histórias, fotografia, artesanato, culinária, entre outras. Devido a pandemia, o evento foi realizado de forma virtual nas plataformas do YouTube e Instagram. Com mais de 2 mil acessos, o festival contou com a participação ativa dos espectadores ao vivo pelo chat. Uma das espectadoras foi a Cristiane Duarte da Thoth Art Mandalas. “A 1.ª Virada cultural de CMD foi surpreendente pra mim. Foi possível conhecer a história por trás dos locais, dos artistas e de seus trabalhos. Muito feliz de ter tido a oportunidade de participar desse evento, interagir e ganhar brindes de valor inestimável. Que seja a primeira de muitas!”

Durante a transmissão ao vivo pelo canal “Super Dicas e Entretenimento”, o fotógrafo e apresentador Fábio Henrique entrevistou 13 artistas convidados, leu diversos comentários do público e sorteou 25 brindes doados por artistas e comerciantes. Fábio comenta que “Apresentar a 1.ª Virada Cultural foi algo gratificante, porque pude ter contato com grandes obras dos nossos artistas. Mesmo tendo experiência em transmissões de lives, me surpreendi pela dimensão deste evento e a participação calorosa dos espectadores. Tive o imenso prazer de poder conversar com vários artistas que compões a Rede Fazedores de Arte e Cultura, incluindo duas participações internacionais de conceicionenses que moram em Portugal e na Alemanha. Nos bastidores eu ri bastante, chorei, senti uma mistura de sentimentos que só grandes apresentações podem nos proporcionar. Eu só tenho a agradecer à equipe organizadora que confiou no meu trabalho e me deu suporte quando eu precisei. E estou aguardando ansiosamente pelo próximo evento.” Além de Fábio, trabalharam na organização do evento: Cristiano Pena, Eduardo Nogueira, Jhéssica Ribeiro, Júnia Bessa, Luzia Becker, Richelle Lima e Thaís Mariano. Em sua primeira edição, o evento contou uma adesão significativa da Rede, com a participação de mais 100 artistas e 40 grupos culturais.

Para quem não conseguiu assistir ao vivo, é possível acessar as apresentações e vivências na bio do Instagram @redefazedoresarteeculturacmd.

A ação foi realizada de forma voluntária, solidária e criativa pela Rede Fazedores de Arte e Cultura de CMD. Inspirada na democratização do acesso à cultura, no trabalho em rede e na valorização da cultura local, a Rede surgiu em julho de 2020 como um espaço virtual para trocas artísticas e articulações sociopolíticas. A Rede pegou o fio da meada cultural com a criação de dois vídeos coletivos “Vamos juntos nesta Ciranda” e “Salve a cultura, viva a arte!” nos quais reuniu imagens de artistas de diferentes áreas motivados em promover a cultura local de forma colaborativa.

A Virada Cultural é um evento originado em 2002 na cidade de Paris, França e depois replicado em várias cidades do mundo. Em Belo Horizonte, criada por lei em 2012, a Virada Cultural passou a integrar o calendário oficial de eventos da capital mineira em 2013, com o apoio de diversos parceiros públicos e privados. Com 24 horas ininterruptas de atrações culturais, a população que participa das Viradas Culturais é convidada a ocupar e ressignificar o espaço público da cidade.