Notícias

Retomada dos concursos públicos: veja as previsões para o Sudeste

S

Aplicações de certames devem voltar a acontecer junto com as aulas presenciais nas escolas de cada estado

S

Por Rodolfo Milone

Muitos concursos públicos foram remarcados ou adiados por tempo indeterminado para evitar as aglomerações que ocorrem durante a aplicação de certames. Porém o governo de cada estado já está planejando formas de retomar as atividades educacionais, e as medidas de segurança em sala de aula também devem ser aplicadas no caso das provas de processos seletivos para cargos públicos.

São Paulo

Para o estado de São Paulo, o plano do governo era retomar as aulas presenciais em setembro, porém a volta oficial foi adiada para 7 de outubro. Mas, já no próximo mês, reforços escolares presenciais serão aplicados para um número seleto de estudantes, então a expectativa é de que normas de segurança sejam estabelecidas ainda em agosto. Elas serão diretrizes para a aplicação dos certames no estado, também.  

Para tomar decisões quanto à reabertura das escolas, o Ministério da Saúde, em parceria com o da Educação, está realizando um inquérito sorológico para apurar a porcentagem de contágios nas faixas etárias dos estudantes. Além disso, foi declarado que será optativo aos pais permitir ou não que os filhos frequentem as aulas neste ano.

Mesmo durante a quarentena, novos editais para o estado foram divulgados. É o caso da Guarda Municipal de Ferraz de Vasconcelos. Outro que deve ser publicado em breve é o concurso para a Polícia Civil, que, segundo o delegado-geral, já está com edital pronto. Há também um concurso da prefeitura de São Paulo – para este, já  foi autorizada a criação de mais de 500 vagas.

Rio de Janeiro

As aulas estão suspensas até 20 de agosto, data mais próxima do que a previsão  para os retornos em São Paulo. Além disso, no Rio, Projetos de Lei com o objetivo de nortear a aplicação das provas para concursos já estão surgindo, como o PL elaborado pelo deputado Rosenverg Reis (MDB-RJ), que, se aprovado, tornará obrigatório o uso de máscara a todo momento dentro do local de prova, sujeito à eliminação do candidato, caso a ordem seja descumprida.

Apesar do adiamento de diversos concursos muito esperados no Rio de Janeiro – como para as seleções para o Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas do Estado, que foi interrompido –, outros novos certames foram publicados, como para Guarda Municipal de São Gonçalo e o edital para a Câmara de Japeri. Além disso, retomadas também ocorreram: é o caso do Saae de Barra Mansa, município da região Sul Fluminense, que teve suas provas reagendadas para dezembro.

Minas Gerais

Minas ainda não tem data de volta definida, mas, de acordo com o governador Romeu Zema, deve haver retorno ainda no segundo semestre de 2020, porém não em agosto.  

Apesar dos planos de segurança em sala de aula ainda serem primitivos, alguns editais de concursos públicos de diversas prefeituras foram publicados, como Imbé de Minas, São Sebastião da Anta e Lagoa Dourada.  

Espírito Santo

No Espírito Santo, não há uma data exata de retorno, mas o governo declarou as aulas como suspensas até o final de agosto. É provável que informações sobre retomadas sejam divulgadas ainda neste mês, já que o estado apresenta quedas gradativas no número diário de casos de Covid-19. 

Escolas particulares já montam um protocolo de retorno que envolve métodos de prevenção de contágio, como higienizações frequentes, distanciamento entre os estudantes e uso de máscaras. As instituições aguardam a autorização governamental para reabrir.

Apesar de ainda não haver previsão para a abertura do concurso, o governador do estado reforçou que a Secretaria de Estado da Fazenda está necessitando de novos funcionários – acredita-se que o próximo certame para o órgão oferecerá cerca de 50 vagas.