Notícias

Review iPhone 12 Pro: tudo sobre o modelo bombástico da Apple

Saiba tudo sobre o top de linha de melhor custo-benefício da fabricante norte-americana

O iPhone 12 Pro é um dos novos modelos de iPhone lançados pela Apple neste ano e já pode ser considerado um dos smartphones mais potentes da fabricante norte-americana. O aparelho chegou ao mercado com preço sugerido de R$ 9.999 e indicações para uso profissional.

A linha 12 da Apple causou polêmica por ser vendida sem a presença de carregador e fones de ouvidos, mas, ainda assim, chama muita atenção por suas configurações e estilos únicos. Confira abaixo os principais detalhes sobre o iPhone 12 Pro:

Design e tela

Diferente de versões antigas, o iPhone 12 Pro tem uma construção mais reta, semelhantemente à da linha iPhone 5. A Apple decidiu abandonar o design de contornos arredondados em sua nova linha. Além do mais, essa é uma excelente mudança para os clientes mais desastrados.

A Apple também introduziu a Ceramic Shield, que, em tradução literal, significa “escudo de cerâmica”. Segundo a fabricante, trata-se do vidro mais resistente que já foi usado em um celular. A traseira do iPhone 12 Pro é feita toda em vidro, criando um excelente efeito visual.

A tela possui 6,1 polegadas com bordas mais finas, o que traz uma sensação de tela maior. O ponto que ficou aquém foi a taxa de atualização, mantida em 60 Hz. A resolução da tela é de 2532 x 1170 pixels, com densidade de 460 ppp e tecnologia OLED.

Conjunto de câmeras

O jogo triplo de câmeras tem um sistema de 12 MP, diferentemente dos smartphones dos concorrentes, que possuem mais de 100 MP. O conjunto triplo é formado pela câmera principal, ultrawide e teleobjetiva. O modelo ainda tem uma câmera de selfies. A novidade é a presença do sensor LiDAR, que melhora a percepção do ambiente na captura.

Com isso, é possível usar o Modo Noite, para capturar uma foto com efeito Bokeh, com excelente qualidade. O desfoque nos retratos em locais com boa iluminação também chama bastante atenção.

A câmera principal possui uma abertura de ƒ/1.6, que possibilita uma excelente captação de luz no ambiente, ajudando a iluminar fotos tiradas em locais mais escuros. O aparelho também possui um recurso de IA (inteligência artificial) que permite a captura de imagens em longa exposição.

Bateria

A bateria é um dos pontos de maior reclamação dos usuários do iPhone, tanto que a Apple não costuma informar a capacidade de bateria em mAh, dando apenas uma estimativa do tempo de uso em diferentes ocasiões.

O que podemos dizer é que a bateria do iPhone 12 Pro é suficiente para uso comum. Se você é uma pessoa que utiliza o aparelho no dia a dia para checar e-mails, notificações de redes sociais e outros apps, provavelmente você passará o dia longe da tomada.

Para uso mais hard, como para trabalho ou lazer, como, por exemplo, para acessar aplicativos de produtividade e streamings, o aparelho tende a aguentar bem durante o dia, mas deve ser carregado à noite.

Sem carregador na caixa, a opção mais barata para quem já é cliente da Apple é utilizar carregadores de versões mais antigas. Já para quem precisa comprar, o adaptador sai a R$ 199 no site da fabricante. Depois das primeiras polêmicas, a Apple decidiu vender o aparelho com o cabo USB-C lightning na caixa. 

Desempenho

O iPhone 12 Pro já vem com o iOS 14, sistema operacional mais recente da Apple. Ainda, o aparelho conta com o processador A14 Bionic, considerado pela fabricante “o processador mais rápido em um smartphone”, o que enfatiza aquela máxima de que o iPhone nunca fica lento ou travando.

O smartphone possui suporte para 5G, tecnologia que deve se expandir pelo país após leilão das faixas na Anatel. O modelo vem com 6 GB de memória RAM e 512 GB de espaço interno. Esse iPhone é um investimento considerável e que vale a pena para quem pretende usar o celular para trabalho e está disposto a investir num equipamento de alta durabilidade. Com toda certeza, o consumidor não se decepcionará com o desempenho, mas precisa decidir se o gasto é válido para suas necessidades.