Notícias

Saiba como aproveitar cada espaço de uma cozinha compacta

Cada vez mais comuns, cozinhas otimizadas estão se tornando uma necessidade, além de serem boas aliadas para manter organização no dia a dia

(fonte: istock)

Seja por conta do aumento populacional nos grandes centros urbanos, ou pela valorização de áreas integradas, com o objetivo de oferecer espaços maiores para o recebimento de convidados, nos últimos tempos, os projetos de casas e apartamentos estão oferecendo cozinhas cada vez mais compactas. 

Isso não quer dizer que vai faltar espaço ou dificultar o preparo das refeições – muito pelo contrário. Uma cozinha compacta exige planejamento na disposição dos móveis, alimentos e utensílios, além de bastante organização, o que facilita a manter o ambiente arrumado e também gera um estímulo muito maior para cozinhar. 

A primeira etapa para otimizar um espaço é se desapegar de coisas que não são tão usadas. Muitos utensílios domésticos, que parecem não fazer tanta diferença, podem se tornar os grandes vilões quando acumulados. Por isso, o ideal é manter peças e equipamentos que sejam multifuncionais.

A partir do momento que se tem noção do volume de coisas que precisam ser guardadas, fica muito mais fácil escolher os móveis mais adequados para atender essa demanda. Dê preferência para os móveis planejados que vão até o teto; assim, você tem a garantia do melhor aproveitamento possível, sem falar na estética que eles proporcionam. 

Mas, se isso não for uma opção, nem tudo está perdido, pois existem outras maneiras de usar cada cantinho possível. Os nichos são uma alternativa muito eficiente, pois podem ser instalados acima dos armários ou em outras áreas estratégicas, bem como as prateleiras, que podem ser usadas, tanto para guardar utensílios, como para compor a decoração. 

Outra dica fundamental é investir nos organizadores de cozinha, pois essa é a maneira mais eficaz de ter um lugar certo para cada coisa e assegurar que tudo será visto e guardado com facilidade. Não ter um lugar para cada item, assim como manter coisas que não são utilizadas, é um empecilho a mais no dia a dia. 

Mas não são apenas as dicas práticas de organização que podem fazer a diferença em cozinhas compactas. Optar por eletrodomésticos menores, desde que sejam capazes de atender a demanda dos moradores, como um fogão 4 bocas, micro-ondas de 20 litros, entre outros, também é uma ótima maneira de aproveitar todo o espaço. 

Por fim, a dica é: aposte nas cozinhas americanas. As bancadas que dividem os ambientes são multifuncionais e podem ser utilizadas, tanto para o preparo dos alimentos, quanto para as próprias refeições, dispensando a necessidade de uma mesa. Isso é capaz de aumentar o espaço da sala de jantar ou estar, o que cria, por exemplo, a possibilidade de incluir no cômodo um buffet para guardar utensílios.