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Saiba qual a alimentação adequada para cada fase da vida

Conforme a idade avança, nosso corpo passa a ter novas necessidades nutricionais, então é importante priorizar grupos de alimentos adequados

Nosso corpo inevitavelmente muda com o passar do tempo, então é natural que suas necessidades girem em torno dessas mudanças. Quando somos mais jovens, nossa saúde está em seu auge e tudo está funcionando como deveria, mas, conforme envelhecemos, é necessário repor certos nutrientes, através de uma alimentação adequada.

Assim como o leite materno é importante por garantir todos os nutrientes que um bebê precisa nos primeiros meses de vida, a partir do desmame, existe uma dieta essencial que precisamos seguir para continuar mantendo o valor nutricional ideal em nosso organismo. Cereais, tubérculos, carnes, frutas e leguminosas já são importantes desde essa época, pois o sistema imunológico de uma criança ainda está em formação, então uma alimentação saudável garante que ela vá ganhando essa imunidade progressivamente.

Já na adolescência e na casa dos 20 anos, nossa saúde está em sua melhor forma e é quando muitas pessoas costumam não se importar tanto com hábitos saudáveis, exagerando em fast food e bebidas alcoólicas ou simplesmente não se alimentando direito. Cuidado! É importante manter bons hábitos nessa fase da vida para não sofrer as consequências disso no futuro.

Até os 30 anos, proteínas, carboidratos, legumes, verduras e frutas precisam estar presentes em cada refeição. Também é nessa fase da vida em que acontece um crescimento ósseo intenso, que naturalmente será seguido pelo processo de perda de massa óssea na fase adulta. Sendo assim, também é importante garantir o mínimo de 700 mg de cálcio por dia consumindo leite e seus derivados, mas sempre tomando muito cuidado com o refrigerante, pois as substâncias presentes na bebida impedem a absorção do nutriente nos ossos.

A fase adulta é marcada pela correria do dia a dia, e, consequentemente, muitos têm uma alimentação pouco nutritiva. É aqui que vários problemas de saúde começam a aparecer, principalmente naqueles que não levavam um estilo de vida saudável na juventude. O recomendado é priorizar uma grande variedade de alimentos naturais e minimamente processados para garantir todos os nutrientes necessários, mas sempre evitando o excesso de sal, açúcar, óleo e gorduras.

Já na terceira idade chegamos em uma fase onde o envelhecimento deixa o organismo com uma grande carência de nutrientes, então, além da alimentação, é interessante incluir alguns suplementos na rotina. O picolinato de cromo, por exemplo, não só ajuda a repor nutrientes como também é um poderoso aliado contra a diabetes. Porém nenhum suplemento deve ser consumido por conta própria; antes de tudo, é necessário consultar um médico especializado e seguir suas orientações.