Notícias

Sala Minas Gerais recebe Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro para apresentação gratuita

A Orquestra se apresenta pela primeira vez na capital mineira, com o concerto Gala de Ópera

Orquestra – Foto divulgação

A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro – Orquestra Residente da PUC-Rio se apresenta no próximo dia 24 de setembro, domingo, às 11h, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. O Concerto Gala de Ópera será gratuito, terá regência do maestro Cláudio Cruz e como solistas a mezzo soprano Carla Rizzi e o tenor Fernando Portari.

O programa que será apresentado em Belo Horizonte contará com diversos trechos de importantes obras da música clássica, como La Ci darem La Mano-dueto “Ópera Dom Giovanni”, de W. A. Mozart, Brindisi “Ópera La Traviata”, de Giuseppe Verdi e All I Ask of You “Musical O Fastama da Opera”, de Andrew Lloyd Webb. Uma oportunidade para o público belo-horizontino conhecer, gratuitamente, o trabalho da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio, com obras escolhidas a dedo para uma apresentação impactante e de alta qualidade.

De acordo com a diretora artística da Orquestra, Fiorella Solares, o Concerto Gala de Ópera vai encantar o público. “A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro vem se preparando com muita disciplina e entusiasmo, há várias semanas, para apresentar ao público belo-horizontino uma performance muito apurada musicalmente! Este concerto na Sala Minas Gerais é um marco importante na trajetória do conjunto, pois é a sua estreia no repertorio operístico. O Concerto conta com a regência do extraordinário do maestro Cláudio Cruz os dois cantores muito queridos do público, o tenor Fernando Portari e a Mezzo soprano Carla Rizzi.

Ela ressalta também a importância da gratuidade dos ingressos. “É muito gratificante poder levar música de qualidade gratuitamente para um espaço tão importante quanto a Sala Minas Gerais. É uma oportunidade para dar acesso a quem não pode pagar, formando um novo público para a música clássica”.

A apresentação tem apoio do Instituto Cultural Filarmônica. Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente no link da bio do Instagram @asmdobrasil ou direto pelo link https://filarmonica.byinti.com/#/ticket/futureEvent/orquestra-sinfonica-jovem-do-rio-de-janeiro. Também podem ser retirados presencialmente a partir de terça-feira, dia 19, às 12h, na Bilheteria da Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto). Classificação: livre. Informações para público: (31) 3219-9000.

Orquestra – Foto Daniel Ebendinger

A Orquestra

A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), fruto do programa Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), é composta por 55 jovens de grande talento com idade entre 18 e 26 anos, moradores em sua maioria de comunidades socioeconomicamente desfavorecidas do Rio de Janeiro.

A participação desses jovens na Orquestra é fundamental para seu desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal. Neste processo de aprendizagem, eles adquirem maior disciplina, concentração, capacidade de trabalho em equipe, respeito e paixão pela arte, afastando-os, consequentemente, de atividades nocivas muito próximas de suas residências. Ao reunir e integrar adolescentes e jovens de diversas comunidades em um ambiente de prática orquestral, observa-se a música como um eficiente dispositivo de reestruturação emocional, inserção social e de crescimento pessoal. Como resultado, muitos deles ganham autoestima e confiança para enfrentar os desafios da vida adulta, abrindo oportunidades para exercer atividades remuneradas.

A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é a educação social e cultural através do ensino da música clássica, a fim de promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Atualmente 4.406 alunos em 11 núcleos de aprendizado musical e em 18 polos de musicalização. Dos 11 núcleos, 04 encontram-se na cidade do Rio de Janeiro, entre eles Rio das Pedras, Complexo do Alemão, Vila Isabel e Cidade de Deus, englobando um total de 20 comunidades atendidas.

Sala Minas Gerais

A sala Minas Gerais, localizada em Belo Horizonte, é considerada uma das mais importantes salas de concerto do Brasil, por seu projeto arquitetônico e acústico. Foi projetada para ser casa da Orquestra Filarmônica do Estado, mas também recebe apresentações externas. Com as mais modernas tecnologias presentes em sua estrutura, tem capacidade para receber até 1,4 mil expectadores por apresentação.

Confira abaixo o programa completa do Concerto de Gala

  • Abertura Le Nozze Di Figaro – W. A. Mozart (1756 – 1791) 
  • Fuor del Mar “Ópera Idomeneo” – W. A. Mozart (1756 – 1791) 
  • La Ci darem La Mano-dueto “Ópera Dom Giovanni” – W. A. Mozart (1756 – 1791) 
  • Abertura “Ópera Carmem” – Georges Bizet (1838 – 1875) 
  • Habanera “Ópera Carmen” – Georges Bizet (1838 – 1875)
  • La Fleur que Tu m’avais Jetee “Ópera Carmen” – Georges Bizet (1838 – 1875) 
  • Sequidille “Ópera Carmen” – Georges Bizet (1838 – 1875) 
  • Meditação “Ópera Thais” – Jules Masset (1842 – 1912) 
  • Je Crois Entendre Encore “Ópera Os Pescadores de Pérolas” – Georges Bizet (1838 – 1875) 
  • Mon Coeur S’ouvre à ta Voix “Ópera Samson et Dalila” – Camille Saint-Saëns (1835 – 1921) 
  • Abertura “Ópera Fosca” – Antônio Carlos Gomes (1836 – 1896) 
  • Canção “Quem Sabe” – Antônio Carlos Gomes (1836 – 1896)
  • Abertura Opereta “Candide” – Leonard Bernstein (1918 – 1990) 
  • Somewhere “ Musical West Side Story” – Leonard Bernstein (1918 – 1990)
  • Maria “ Musical West Side Story” – Leonard Bernstein (1918 – 1990)
  • Intermezzo “Ópera Manon Lescaut” – Giacomo Puccini (1858 – 1924) 
  • Abertura “Ópera La Forza del Destino” – Giuseppe Verdi (1813 – 1901) 
  • Brindisi “Ópera La Traviata” – Giuseppe Verdi 1813 – 1901) 
  • All I Ask of You “Musical O Fastama da Opera” – Andrew Lloyd Webber (1948 -)