Notícias

Saúde digital: entenda como a tecnologia tem transformado o setor de saúde

Chamada e-saúde busca facilitar processos clínicos com ajuda da tecnologia

(crédito: divulgação istock) 

A tecnologia está cada vez mais integrada em nossas vidas, e a tendência é de que isso apenas aumente. Os avanços tecnológicos não só revolucionaram nossa forma de viver, mas pouco a pouco também estão impactando diversos setores do mercado de trabalho – dentre eles, o de saúde. Com a pandemia do Covid-19 e a necessidade do isolamento social, a tecnologia desempenhou um papel muito importante ao proporcionar serviços essenciais da área de forma remota, tornando tudo não só mais seguro, mas também facilitando bastante os processos.

Esse é um conceito que chamamos de saúde digital, ou e-saúde, a fusão entre tecnologia e quaisquer serviços dentro do setor. Apesar de o exemplo mais recorrente ser a telemedicina, que ajudou a aproximar médicos e pacientes, mesmo no contexto de isolamento, os recursos tecnológicos não foram aplicados exclusivamente em atendimentos e estão desempenhando um papel importante nas diversas especialidades da medicina.

Graças a novos softwares e equipamentos que estão sendo lançados no mercado, está cada vez mais fácil e seguro realizar diagnósticos assertivos. A odontologia, por exemplo, já conta com máquinas de tomografia tridimensionais, que reconstroem com perfeição toda a arcada dentária do paciente em 3D. Dessa forma, o profissional consegue detectar até a menor das fraturas e definir um tratamento adequado, de acordo com as principais necessidades do paciente.

Do ponto de vista cirúrgico, que é ainda mais delicado, a tecnologia também está sendo mais explorada, através das cirurgias robóticas. Esse é um conceito que ainda se encontra em fase experimental, mas que já está ficando mais consolidado em algumas especialidades como a urologia, por exemplo. Nele, o cirurgião realiza o procedimento utilizando braços mecânicos controlados por um console, garantindo mais precisão e menos riscos ao paciente.

Todos esses recursos facilitam as vidas, tanto dos profissionais de saúde, quanto dos pacientes. Hoje em dia, é possível fazer praticamente tudo pelo celular, e, por isso, as pessoas estão sempre investindo em modelos modernos que tenham mais recursos, como o iPhone XR. Graças à telemedicina, agora também é possível realizar consultas por videochamada ou telefone e até mesmo receber laudos médicos – tudo totalmente à distância, de forma prática e rápida.

Os avanços tecnológicos são um caminho sem volta. A tendência é de que tudo isso continue aumentando e, em um futuro nem tão distante, as pessoas passem a dar preferência a esses métodos, ao invés dos tradicionais.