Notícias

Secult promove webinário sobre turismo

Live reúne especialistas que comentam a eficácia dessas ferramentas de comunicação e como utilizá-las para fins promocionais e institucionais no turismo

As diferenças entre os marketings promocional e institucional são o tema central do próximo Webinário Turismo – Política Pública e Marketing em Minas Gerais, que acontece nesta quarta-feira (16/9), às 14h30. Promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), a série de encontros online traz o debate sobre a competitividade no mercado, a busca por um desempenho estratégico e a eficácia da comunicação em toda a cadeia produtiva do turismo. A transmissão acontece pelo canal da Secult no Youtube.

Na 4ª edição, o webinário Marketing Institucional x Marketing Promocional: como desenvolvê-los?” traz a discussão sobre comunicação assertiva no turismo para diferentes públicos – imprensa, turistas, comunidade, colaboradores e associados das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) – e sobre a importância de cada uma dessas formas de relacionamentos para a imagem do seu destino.

A mediação deste debate online será realizada pela superintendente de Marketing Turístico da Secult, Fernanda Fonseca. Ela vai conduzir a conversa entre a presidente da IGR Trilhas do Rio Doce, Roberta Andrade, do diretor comercial do Estádio Mineirão, Samuel Lloyd, e da diretora de Promoção e Marketing Turístico da Secult, Ane Machado.

A subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, explica que a série de webinários para discutir políticas públicas e marketing é fundamental para alinhar a gestão descentralizada das atividades turísticas e as propostas de marketing do destino em Minas Gerais.

“Neste momento específico de pandemia, discutir esse tema da quarta edição é muito importante, porque um dos aspectos com os quais os turistas têm se preocupado muito é a segurança. Então entra o marketing institucional, que mostra o posicionamento daquele território, como ele é percebido e como ele é trabalhado, ou seja, são informações institucionais importantes, principalmente em tempos de retomada gradual das atividades. Já o marketing promocional é direcionado para o turista, para atrair os visitantes, para mostrar o que aquele território tem que merece ser visitado. São linguagens diferentes, para públicos diferentes, por isso precisam ser trabalhadas de maneira diferente. Então fazer um webinário específico sobre esse tema faz com que a gente consiga alinhar conceitos e informações para que entidades de toda a cadeia produtiva do turismo consigam desenvolver um bom trabalho de divulgação dos seus destinos”, explicou Marina.

A série Webinários Turismo – Política Pública e Marketing em Minas Gerais é voltada a representantes e colaboradores das Instâncias de Governança Regional, gestores de órgãos municipais de turismo, profissionais da área, interessados nos temas e todo o trade turístico do país. Todas as transmissões acontecem pelo canal da Secult no Youtube.