Notícias

Segunda Edição do Fórum Luso-Brasileiro de Turismo e Negócios

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2021, será realizado o II Fórum Luso-Brasileiro de Turismo e Negócios. O evento, totalmente online e gratuito, é uma iniciativa do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau e da Federação dos Conventions & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro, contando com o apoio do Ministério do Turismo, a Embratur, a Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, a Universidade de Aveiro, a Universidade Federal Fluminense e o Centro Estratégico de Inovação Territorial de Portugal.

A iniciativa tem como finalidade reunir acadêmicos, profissionais e lideranças do turismo e dos eventos, brasileiros e portugueses, para promover um intercâmbio de conhecimento e experiência de ambos os países. Em 2020, o projeto piloto foi um verdadeiro sucesso, contando com mais 600 inscritos por dia, 08 lideranças de peso na programação, conteúdo extremamente elogiado pelos participantes e notícias em mais de dez veículos especializados.

O ano passado, o objetivo foi conhecer as iniciativas de instâncias públicas e privadas do turismo durante a pandemia. Esse ano, o objetivo do Fórum é trocar experiências com relação a propostas, projetos e ações das instâncias de governança que visam uma retomada sustentável do turismo e dos eventos nos destinos, considerando a maioria da população vacinada e o possível fim da pandemia do Covid 19.

“Esperamos com o evento apresentar estratégias técnicas e cases de sucesso que inspirem os gestores públicos e privados a encontrarem caminhos para a retomada sustentável dos seus negócios e destinos turísticos” – explica Thais Lima – Presidente do JFCVB. Já Marco Navega, Presidente da FCVB-RJ, afirma que “diante de tamanho êxito e aceitação do público-alvo no ano passado, tivemos a certeza que tínhamos que dar continuidade a esse trabalho de aproximação de líderes do turismo do Brasil e Portugal para fomentar projetos conjuntos” – ressalta.

Para a Cerimônia de Abertura, marcada para o dia 23, às 16h00 do Brasil, 19h00 de Portugal,  foram convidados representantes do governo de ambos os países e já conta com a confirmação do Ministro do Turismo Brasileiro, Gilson Machado Neto. Logo após a Cerimônia, o  Fórum contará com a Palestra do conceituado Professor Catedrático da Universidade de Aveiro, Dr Carlos Costa, que irá introduzir o tema “Políticas Públicas Públicas para a retomada do turismo e dos eventos: prioridade dos recursos governamentais”. Para debater esse tema, foram convidados a Embratur órgão público responsável pela promoção do turismo brasileiro e a Turismo de Portugal, que faz o mesmo papel no referido país. O Painel será mediado pelo Deputado Federal do Brasil e Doutorando da Universidade de Aveiro, Sr. Otávio Leite.

Já no segundo dia, o objetivo é apresentar as estratégias das instâncias de governança privadas. Vaniza Schuler, brasileira e reconhecida pelo seu trabalho de consultoria de gestão para Convention & Visitors Bureau, em  diversos países, irá contextualizar o tema “Como retomar a captação e realização de eventos de forma expressiva no período pós-pandemia: oportunidades e desafios”. Para debater esse assunto, foram convidados os gestores do Visit Gramado e Canela – Região das Hortências no Rio Grande do Sul e os gestores do Visit Lisboa, ambos referências na captação de eventos nacional e internacional. Marco Navega, Presidente da FCVB-RJ, fica como mediador desse painel, agendado para o dia 24 de novembro, das 16h às 18h no Brasil e 19h às 21h em Portugal.

O evento contará com certificado assinado de forma conjunta pela Universidade de Aveiro (Portugal) e a Universidade Federal Fluminense (Brasil). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas através da plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/2-forum-luso-brasileiro-de-turismo-e-negocios__1383003