Agência de Notícias

Seguro saúde viagem: o que é e como funciona?

As viagens são momentos muito esperados pelas pessoas e necessitam de planejamento para que tudo saia dentro do esperado.

Além de pensar em passagens, hospedagem, melhor cartão de crédito para utilizar e roteiros é preciso entender sobre o seguro saúde viagem e sua contratação.

Mesmo que as viagens não sejam muito longas, acidentes ou problemas de saúde podem acontecer e é preciso estar preparado para lidar com eles, afinal, você e sua família estarão em lugares desconhecidos, e em alguns casos, com idiomas e culturas diferentes.

Pensando nisso, é importante entender sobre o seguro saúde viagem e colocar esse item na sua preparação de férias. Vamos falar mais sobre ele?

O que é o seguro saúde viagem?

É importante dizer que o seguro saúde não é um plano de saúde como aqueles que utilizamos em nosso dia a dia.

Esse tipo de seguro funciona como uma assistência médica que deve ser utilizada em caso de acidentes ou doenças enquanto o passageiro estiver viajando, ou seja, ele não vale para consultas comuns e rotineiras.

Os seguros possuem as mais diversas coberturas e além de serviços médicos e odontológicos auxiliam os viajantes em caso de perda ou extravio de bagagens e documentos ou traslado, por exemplo.

Eles são válidos pelos dias de contratação e dentro das normas específicas de cada contrato e seguradora.

Mais do que um item importante da viagem, por vezes, o seguro pode ser obrigatório para os passageiros. Para viajar por qualquer um dos 26 países que fazem parte do Tratado de Schengen, como Alemanha, Espanha, França, Itália, Polônia, Portugal, por exemplo, é necessário a contratação de um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros.

Na América Latina, o seguro viagem é obrigatório em Cuba e na Venezuela. Já nos Estados Unidos não há exigência obrigatória de um seguro saúde, porém é altamente recomendado pois os custos médicos nos EUA são altíssimos e certamente custarão muito mais do que uma contratação antecipada.

Qual a diferença entre um seguro saúde viagem e assistência viagem?

Quando as pessoas estão planejando suas viagens surgem diversas dúvidas em suas pesquisas graças ao volume de informações disponíveis. E, se você está pesquisando por esse tema pode estar se perguntando qual a diferença de um seguro saúde para a assistência viagem.

No seguro viagem o viajante paga suas despesas médicas e depois solicita o reembolso à seguradora mediante a comprovação de notas e laudos médicos. Ele é vantajoso pois o viajante pode ser atendido em qualquer lugar, não tendo obrigações de ser parte conveniada do seguro.

Já para utilizar a assistência é preciso que o segurado entre em contato com a empresa e então ele é direcionado para o atendimento que faz parte de uma rede. Nesse caso, o viajante não precisa desembolsar nada pois o pagamento é realizado diretamente pela seguradora.

O que cobre um seguro saúde de viagem?

Além de atendimentos médicos de urgência e emergência, os seguros saúde podem oferecer diversas outras vantagens e os contratantes podem incluir o que achar necessário, personalizando seu pacote. Geralmente, os seguros oferecem:

  • Atendimento médico e odontológico 24h;
  • Localização e indenização em caso de extravio de bagagem;
  • Repatriação do corpo médica ou funerária;
  • Assistência funeral e indenização por morte;
  • Seguro no caso de cancelamento da viagem por emergências médicas;
  • Visitas ao segurado hospitalizado;
  • Despesas farmacêuticas;
  • Remarcação de passagem para volta;
  • Pagamento antecipado de fiança;

Nem todos os seguros cobrem acidentes esportivos, mas permitem a inclusão desta modalidade de cobertura. É preciso ter atenção a esse ponto caso seu objetivo de viagem inclua passeios esportivos, como esquiar na neve, por exemplo.

O que considerar e como contratar?

Alguns cartões de crédito oferecem seguro viagem gratuito, então o primeiro passo é verificar com seu banco se é possível ter direito a essa cobertura.

Caso seja necessário contratar, tenha atenção aos pontos de contrato, observe o que será coberto e quais os valores para seu destino.

Existem algumas coberturas personalizadas para gestantes, idosos, praticantes de esportes e planos individuais e familiares, portanto, vale a pesquisa para entender o que tem mais a ver com sua viagem.

Esteja atento também nos procedimentos de reembolso e de como deve ser o contato com a seguradora em casos de necessidade.

Os seguros podem ser contratados em banco, companhias aéreas, agências de turismo, empresas especializadas em seguro ou pelas operadoras de cartão de crédito e não é uma compra difícil e burocrática, basta escolher o local em que mais atende às suas necessidades.

O viajante deve contratar o seguro pelo tempo de duração da sua viagem e deve ser feito com alguma antecedência antes do embarque.

Quanto ao valor, não se preocupe pois certamente um seguro custa bem menos do que o valor de simples consultas em diversos países. Além disso, os preços desses serviços geralmente são em moeda estrangeira, por isso, fique atento à cotação do dólar e euro antes de fechar o seu contrato.

Contar com um seguro viagem é de extrema importância e deve ser considerado no orçamento e planejamento. É claro que é algo que ninguém pretende usar, mas, é bom ter para os casos de necessidade, não é mesmo?

Aproveite que agora você sabe mais sobre o seguro saúde, escolha sua modalidade de seguro e embarque com segurança para sua próxima viagem!