Notícias

Seguro viagem oferece cobertura para o novo coronavírus?

Diante do cenário pandêmico, o seguro viagem tornou-se ainda mais relevante para assegurar a integridade física do viajante. Se você precisa contratar esse serviço, confira aqui sobre a cobertura para Covid-19.

Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia.com.br.

As medidas para contenção da transmissão do novo coronavírus alteraram os planos de muitos viajantes.

Restrições de entrada, a exigência de testes com resultado negativo para Covid-19, assim como a obrigatoriedade de ter um seguro viagem para entrar em determinados países fazem parte da nova realidade de quem precisa viajar.

Se você tem compromissos que não podem ser adiados e quer se deslocar com segurança, acompanhe nosso artigo e se informe sobre as regras para a cobertura e quais são as seguradoras que oferecem cobertura para Covid-19.

https://pixabay.com/pt/photos/casal-o-distanciamento-social-5422795/

Seguro viagem cobre gastos médicos com o novo coronavírus?

A resposta a essa pergunta é mais complexa do que um simples “sim” ou “não”.

Mas, de forma sucinta, podemos afirmar que é critério da seguradora decidir se oferecerá planos com cobertura para despesas médicas e hospitalares relativas ao vírus da Covid-19.

A complexidade da resposta está no fato do novo coronavírus ser o protagonista da situação de pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Conforme publicado pelo doutor em direito, Thiago Junqueira, em artigo para o portal Conjur, é comum que as seguradoras excluam a cobertura dos riscos derivados de pandemias e epidemias de seus contratos.

Essa prática visa proteger a estabilidade financeira da empresa, visto que, em contextos pandêmicos, muitos segurados solicitariam indenizações ao mesmo tempo.

Consequentemente, a capacidade da seguradora de pagar tantos acionamentos imprevistos do seguro ficaria comprometida.

O artigo ainda aponta que o órgão responsável pelo setor de seguros privados – a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) – não impõe normas ou regulamentações que impeçam esse tipo de conduta.

As medidas administrativas da SUSEP, de forma geral, não abordam essa questão. A exceção é a Circular nº 440 de 2012 relativa a microsseguros (categoria voltada a atender pessoas de baixa renda).

No artigo 12 do documento, a SUSEP autoriza claramente que as seguradoras excluam os riscos relativos a estado de pandemia ou epidemia declarado por autoridade competente.

Sem normas específicas sobre o assunto, a maioria das seguradoras que oferecem seguro de pessoas – grupo no qual está o seguro viagem – não cobrem eventos relativos a pandemias.

O que o viajante em busca de um seguro viagem deve fazer?

Embora a maioria das seguradoras não incluam cobertura para o novo coronavírus em seus contratos, quem possui compromissos inadiáveis fora do país não precisa ficar preocupado.

Há algumas seguradoras que oferecem cobertura para Covid-19 a seus segurados mesmo sem a obrigação legal de fazê-lo.

Dessa forma, cabe ao viajante pesquisar qual delas possui o plano que melhor se adequa às suas necessidades tanto de cobertura quanto orçamentárias.

Tomar as devidas medidas de proteção para reduzir o risco de contaminação e respeitar as restrições impostas pelo país de destino também são responsabilidades do viajante.

Lista de seguradoras que oferecem cobertura para Covid-19

As seguintes operadoras de seguro anunciaram seu comprometimento em assumir riscos relativos à pandemia.

Recomendamos a visita ao site oficial das seguradoras para mais informações sobre os planos ofertados.

Affinity

A Affinity cobre despesas ligadas ao novo coronavírus por meio de upgrades a serem contratados nos planos de seguro viagem.

Dentre os planos internacionais oferecidos estão os destinos: Europa, Estados Unidos e Canadá, América Latina e demais países. Seguros para viagens nacionais também são comercializados pela empresa.

Allianz Travel

A partir do mês de outubro de 2020, a Allianz passou a ser uma das seguradoras que oferecem cobertura para Covid-19.

As mudanças nas condições gerais da empresa garantem que os segurados recebam assistência médica e hospitalar caso diagnosticados com o vírus.

Assist Card

A seguradora Assist Card possui planos com cobertura para Covid-19 para viagens rumo a destinos como a Europa e à América do Norte.

Em seu site oficial, a empresa comunica que seu seguro viagem cobre Covid-19 sem custos adicionais e possibilita que os segurados tenham descontos ao fazer o teste RT-PCR em laboratórios selecionados.

Coris (April)

A seguradora Coris, anteriormente chamada de April, oferece planos com cobertura para o novo coronavírus, incluindo desconto de 20% no teste que detecta a doença.

Destinos nacionais e internacionais fazem parte do catálogo de planos da Coris.

GTA

A Global Travel Assistance é uma das seguradoras que oferecem cobertura para Covid-19 em planos de seguro viagem para dentro e fora do país.

Universal Assistance (Travel Ace)

A Universal Assistance, novo nome da Travel Ace, anuncia que seus produtos têm cobertura garantida para Covid-19.

A seguradora tem planos para o continente americano, europeu, asiático, africano e Oceania. Viajantes interessados também podem comprar planos para viagens no território brasileiro.

Lembre-se de pesquisar quais são as exigências do seu destino antes de contratar seu seguro viagem.