Notícias

Seis melhores aplicativos para trabalho remoto que você precisa conhecer

Os melhores aplicativos para trabalho remoto são os que oferecem facilidade e ótimo custo-benefício. Veja quais você pode adotar hoje mesmo.

Não existe mais dúvida de que o home office realmente veio para ficar. Ele que se intensificou durante a pandemia, agradou a maioria dos trabalhadores e também empregadores.

Essa nova forma de trabalho trouxe aumento da produtividade. O problema é que isso foi causado, em alguns casos, pela jornada de trabalho estendida, o que prova que a forma como hoje está sendo feito o trabalho remoto precisa ser revista.

A questão é que se trata apenas de ajustes, pois já existem recursos suficientes para se trabalhar de casa. Além de exercer a atividade, é possível conciliar a vida pessoal e profissional.

Para isso é preciso adotar aplicativos para trabalho remoto que facilitem a interação e organização das tarefas. Separamos alguns que podem ser bem úteis.

1. OneDrive

Essa é uma boa opção para quando se precisa armazenar documentos em nuvem para que eles fiquem acessíveis de qualquer lugar. Além disso, existe uma maior segurança por não ter o risco de perder o arquivo caso o equipamento físico se danifique.

Os arquivos na nuvem podem ficar restritos para que apenas você acesse as informações por meio de uma conta Microsoft. Outra opção é compartilhar com outras pessoas e permitir que eles colaborem em tempo real usando o Office.

Essa é a solução mais indicada para quem trabalha com mais de um dispositivo ou fica muito tempo em movimento. Assim, todas as informações ficam reunidas em um único local.

2. Teams

O Teams é um dos aplicativos de videoconferência para trabalho remoto que ajuda nas reuniões. Com ele é possível fazer videochamadas com acesso restrito aos convidados. Durante a reunião é possível usar um chat, compartilhar tela, enviar arquivos e usar outros recursos.

O aplicativo tem sido bastante utilizado, por exemplo,  para a realização de entrevistas remotas. Em 2020, as vagas de emprego em home office tiveram um aumento de 309%, conforme dados do Vagas.com. Para que a seleção fosse feita, muitas empresas optaram por usar o Teams durante o processo seletivo. Posteriormente, ele é bastante usado para a comunicação interna.

3. SmallPDF

Os documentos em PDF são bastante utilizados por não serem facilmente editados e transmitirem mais profissionalismo. O SmallPDF oferece uma série de recursos interessantes. Ele permite converter diferentes formatos para PDF e vice-versa, como PDF para Word e Word para PDF.

Além disso, consegue juntar múltiplos documentos, incluir assinatura digital, editar, comprimir, numerar páginas, proteger e desproteger documentos e muito mais.

É um dos aplicativos para trabalho remoto que não podem faltar, principalmente quando se precisa enviar documentos.

4. Kanbanize

Para que possa organizar melhor os projetos, trabalhos em andamento e compartilhar com a equipe, o Kanban é um bom método a ser escolhido. Por conta da distância, os aplicativos para trabalho remoto são a solução quando oferecem isso.

Nesse caso é possível montar quadros com regras flexíveis. Essas são integradas e automatizam uma parte do processo. Com o uso de cartões é fácil visualizar as etapas do projeto e como está o seu andamento.

 A visão geral que o Kanbanize transmite permite analisar melhor o fluxo e ter uma previsibilidade mais exata de conclusão.

5. Filmora

Os vídeos são usados por profissionais de diferentes áreas, afinal, eles são usados para fazer marketing, enviar um convite diferenciado, apresentar um produto ou até mesmo na abertura de uma reunião.

O Filmora permite produzir e editar vídeos de alta qualidade até mesmo para quem não entende muito do assunto. O produto final pode ter a coloração ajustada, movimentos acelerados ou retardados, efeitos de transição e muitos outros.

6. ExpressVPN

Uma das grandes preocupações de quem trabalha em casa é a segurança dos dados. Ninguém quer expor os seus dados e da empresa, mas apenas um antivírus ou malware, nem sempre é suficiente.

O ExpressVPN permite a conexão com a internet de forma mais segura. Ele cria uma criptografia de dados que impede o acesso às suas informações.

Outra questão bastante preocupante é para quem presta serviços para empresas internacionais. Nessa situação é bastante comum ter o acesso restrito a alguns conteúdos por conta da localização geográfica.

Esse é um dos aplicativos que acaba com essa barreira. Ele permite que os conteúdos do mundo todo fiquem disponíveis, já que é possível escolher a sua localização virtual.

Existem diversos aplicativos para trabalho remoto que podem ajudar no desempenho das tarefas. Além disso, mostram o quanto existe qualidade no trabalho que está sendo desenvolvido.

Que tal começar a testar essas da lista que apresentamos? Verá como seus resultados serão melhores.