Notícias

Seis motivos para visitar Monte Verde no outono

Localizado no sul de Minas Gerais, o distrito de Monte Verde reúne toda a beleza e magia da Serra da Mantiqueira, lugar ideal para quem quer aproveitar os dias e as noites mais frescos trazidos pelo outono. Embora a estação anteceda o período de alta temporada, a vila oferece uma experiência inesquecível a seus visitantes, com direito a noites mais estreladas, sapecada de pinhão, passeios a céu aberto para apreciar o pôr do sol, além de muito romantismo. A MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) elencou seis motivos (ou os seis melhores) para visitar Monte Verde no outono. Confira abaixo:

  1. Céu mais estrelado e clima ameno
    O vilarejo nas montanhas conta com uma iluminação suave, o que permite uma visão perfeita das estrelas ao anoitecer. Com o céu mais limpo nesta estação, as noites trazem um espetáculo gratuito para os turistas e moradores. Lá, o outono é marcado pelos nevoeiros, geadas, amanhecer mais frio, porém menos do que o inverno, e mudanças de tempo repentinas. As temperaturas variam entre máximas de 19,9°C e mínimas de 7,4°C, com média de chuvas de 73,6mm.

“É a estação do ano mais acolhedora, mais gostosa para qualquer pessoa, mesmo para quem não gosta muito de frio, mas quer curtir um friozinho. Viver as noites do outono aqui é encantador. É uma coisa que só vivenciando para conseguir descrever”, afirma Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

  1. Sapecada de pinhão
    As araucárias que compõem a paisagem do distrito, muito comuns em todo o Sul de Minas Gerais, são responsáveis por uma das experiências mais inesquecíveis na vila: a sapecada de pinhão. É possível encontrar nos restaurantes as mais variadas receitas, desde pães, hambúrgueres, risoto, pinhão em conserva, etc. No entanto, sua forma mais tradicional de consumo é por meio da sapecada, considerada a forma mais natural, já que não vai qualquer tipo de tempero. O preparo é praticamente um ritual: primeiro é necessário recolher as garras das araucárias e o pinhão embaixo das árvores, formar uma pilha com as garras em um local apropriado para fogueira e colocar as sementes colhidas no topo. O fogo se inicia pela base e dura em torno de dois minutos, tempo suficiente para a torra do pinhão. O programa pode ser feito em família, entre amigos ou em casal.
  1. Pôr do sol
    Além do clima, Monte Verde oferece caminhadas pelas trilhas da Serra da Mantiqueira, tour pelos principais pontos turísticos, passeios de quadriciclo e UTV, esportes radicais, e tudo ao ar livre. Já pensou assistir ao pôr do sol durante uma dessas atividades? Para conhecer as agências de turismo, acesse: www.monteverde.org.br .
  2. Destino romântico
    Considerado a estação mais romântica, o outono é marcado pelo mês da noiva, em maio, e pelo dia dos namorados, em 12 de junho. O pôr do sol, as árvores que trocam de cor e de folhas, as noites estreladas e o clima perfeito para um vinho com fondue ao pé da lareira fazem da vila um dos melhores lugares para conhecer em casal. Estar a 1.990 metros de altitude na Pedra Redonda é um convite para pedir em namoro ou em casamento a pessoa amada. Que tal?

Imagem: @anthonyckn

  1. Páscoa em Bauer
    Apesar do fechamento do comércio na Páscoa de 2021 em decorrência da pandemia do novo coronavírus, artistas locais se reuniram e fizeram decorações em Bauer por todo o distrito, uma técnica de desenho alemã que foi registrada como patrimônio cultural da cidade. Durante todo o mês de abril, o portal de entrada, a avenida principal e as lojas de chocolate continuarão decoradas – uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura local. Mônica Carla Milev, proprietária da loja Chocolate Montanhês, coloriu os vasos das paredes e nas árvores em frente ao estabelecimento. “Me mudei para Monte Verde em 2004 e não resisti, acabei influenciada pelas artesãs daqui, bem como pelo clima europeu, a arquitetura e a cultura da cidade”, conta.
  2. Tarifas mais em conta
    Ainda não se convenceu de que Monte Verde é um destino que precisa ser explorado no outono? E que tal preços diferenciados? Faltando ainda dois meses para o período de alta temporada do turismo no distrito, é possível vivenciar o clima das montanhas com tarifas que chegam a ser 30% mais baixas do que no inverno. A MOVE conta com 140 associados, que variam entre hotéis, pousadas e restaurantes, e, para conhecer as opções de hospedagem, basta acessar o portal: http://www.monteverde.org.br.

Protocolos sanitários

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o distrito adotou medidas sanitárias de acordo com as orientações dos órgãos de saúde para garantir a segurança dos funcionários, moradores e visitantes. Os cuidados foram reconhecidos pelo Ministério do Turismo como exemplo nacional de retomada segura.

Sobre a MOVE

Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada no início de 2020 para promover o desenvolvimento econômico sustentável e ético do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG). A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo, artístico e cultural. Tem, ainda, como valores a participação da sociedade na tomada das decisões e o cuidado e valorização da paisagem e da cultura local. Atualmente, com 140 associados, a MOVE apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, poder público e comunidade para o enfrentamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região; e promove turismo diversificado e economia de alternativas para negócios sustentáveis.