Notícias

Série de lives “Saber & Prosa” reforça a promoção de Minas Gerais como destino turístico

Evento on-line gratuito alia o conhecimento à experiência para aproximar potenciais turistas dos atrativos e destinos turísticos do estado 

Três encontros virtuais de muito bate-papo e troca de experiências sobre Minas Gerais serão realizados, a partir da próxima quarta-feira (14/7), pela Secretaria de Estado de Cultura  e Turismo de Minas Gerais (Secult): com o objetivo de aproximar viajantes dos diversos atrativos do estado, estará no ar a primeira temporada do Saber & Prosa, projeto que visa a promoção de Minas como destino turístico e, para isso, vai reunir especialistas de diferentes áreas do conhecimento, por meio de webinários gratuitos, para apresentar Minas Gerais de forma leve e descontraída.

Na estreia do Saber & Prosa, os encontros terão como tema “Jornada do Barro ao Modernismo”, e acontecerão nos dias 14, 21 e 28 de julho, sempre às 19h. No primeiro encontro os destinos de destaque serão Ouro Preto e Mariana, com a participação da arquiteta e doutora em Artes Visuais Kátia Souza; e do historiador especializado em Barroco, que também é guia de turismo com registro no Cadastur, André Castanheira.

Em um cenário em que as pessoas anseiam pela retomada gradual e segura do turismo pelo estado e buscam destinos próximos, o Saber & Prosa tem o intuito de instigar o interesse pela oferta turística mineira por meio da união de interessados em turismo, história, cultura, belezas naturais, arte, arquitetura, cozinha mineira e outros tantos temas. 

A diretora de Promoção e Marketing Turístico da Secult, Ane Machado, esclarece que  “a ideia surgiu a partir de uma parceria bem sucedida com alguns especialistas em história da arte e arquitetura para uma postagem no Blog Daqui de Minas, no Portal Minas Gerais. Percebemos que a expertise desses  e outros tantos profissionais contribui, e muito, para a promoção turística do destino Minas. Então nasceu o Saber & Prosa, como um evento gratuito e on-line que vai permitir essa aproximação entre especialistas de diferentes áreas e o público interessado em tudo que Minas tem de peculiar”, relata.

O segundo e terceiro encontro, serão, respectivamente, sobre Tiradentes e São Del Rei e Congonhas e Belo Horizonte.

Como participar

O Saber & Prosa tem vagas limitadas e, para participar, é necessário fazer inscrição prévia via Sympla. Para a inscrição, que deve ser feita de acordo com cada dia de interesse, basta acessar este link para o webinário sobre Ouro Preto e Mariana, este link para o de Tiradentes e São João Del Rei e este link para a data sobre Congonhas e Belo Horizonte.

A transmissão acontecerá por meio do envio de um link ao email do inscrito para cada data do evento. Para acompanhar pelo celular, é preciso baixar o aplicativo Google Meet e clicar no link que será enviado por email após a inscrição. Já pelo computador o acesso pode ser feito direto pelo link enviado pelo email cadastrado.

O público participante poderá realizar perguntas, que serão respondidas ao vivo, durante o próprio evento, sempre após a apresentação de todos os especialistas. Após o webinário, o conteúdo, na íntegra, será disponibilizado no canal da Secult no Youtube.

Novas experiências em foco

O time de especialistas convidados para conduzir a Jornada do Barroco ao Modernismo possui larga experiência nesse formato de evento. Eles são responsáveis pelo Arte IN FORMA, um projeto que busca criar o desejo e novas experiências para quem se interessa por turismo cultural. Em seu website, trazem conteúdos sobre arte e arquitetura, não somente através de narrativas do passado, mas estabelecendo uma interação ativa, com correlações estéticas e estilísticas.