Notícias

Seu cachorro não para de te olhar enquanto você come? Saiba como lidar

Veja o que fazer para tornar seu cão mais educado, sobretudo quando você estiver comendo.

Seja na hora de se sentar à mesa para uma refeição ou mesmo quando você está assistindo TV petiscando algum alimento, ele está ao seu lado, olhando fixamente para você, implorando por um pouquinho daquilo que você está comendo.

Quem nunca se deparou com o olhar pidão de um cãozinho, não é mesmo? O problema é que esse tipo de comportamento, se não for coibido da maneira correta, pode trazer problemas para o cachorro e seu dono. Isso porque, entre outros fatores, o alimento correto para ele é a ração de cachorro, sendo algumas comidas humanas maléficas para os animais.

Para resolver essa questão, é preciso fazer algumas mudanças e adaptações, com uma dose extra de paciência. Com isso, seu animal vai se tornar muito mais educado durante as refeições dos humanos ao redor.

Nem um pedacinho

Um dos maiores erros dos donos de pets é ceder à tentação de dar um pouco de comida para o animal. Com aquele olhar de piedade, certamente recusar o pedido pode parecer, à primeira vista, algo impossível de ser feito. O problema é que esse primeiro pedaço faz com que o animal entenda que, toda vez que você estiver comendo e ele fizer esse mesmo gesto, você cederá.

A principal consequência disso é a ingestão de alimentos que podem não fazer bem ao animal. Lembre-se que a digestão dele é diferente da nossa e, por isso mesmo, alguns alimentos jamais podem ser oferecidos aos cães. Alguns desses alimentos são: queijo, chocolate, cebola e alho, açaí, abacate e carambola.

A alimentação de um cachorro deve ser feita preferencialmente com acompanhamento veterinário, pois é ele quem indicará a ração mais adequada para o animal, de acordo com o seu porte, peso, idade e necessidades específicas.

Além disso, uma ração de qualidade tem a quantidade adequada de vitaminas e nutrientes que o seu cão precisa para estar bem alimentado, saudável e cheio de vida. Alguns alimentos e petiscos podem até ser acrescentados à dieta, mas de forma balanceada e com aval do veterinário, de preferência.

Vale lembrar que os petiscos para cães não podem ser confundidos com os petiscos (e demais alimentos) que nós, humanos, comemos. A seguir, conheça algumas dicas para inibir esse comportamento do cão.

Ignore-o

À primeira vista pode parecer difícil, mas ignorar o seu cachorro enquanto ele está pedindo um pedaço da sua comida é o melhor caminho para eliminar esse comportamento desagradável. Portanto, quando estiver comendo e o pet aparecer pedindo, faça de conta que não está vendo. Ele pode latir, reclamar e até dar uma leve “patada” para dizer que está ali, mas mantenha-se firme. Com o tempo e a repetição, o animal ficará frustrado e entenderá que ele não vai conseguir o que deseja.

Ensine o “não”

Muitos animais domésticos tornam-se insuportáveis exatamente pela constante desobediência. Assim como as crianças, eles precisam ser educados e os limites impostos para que saibam qual o seu lugar na casa.

Fazer treinos com petiscos é um bom exemplo de como ensinar a negativa. Para tanto, se coloque diante do animal e disponha um grão de ração ou um petisco na sua frente. Quando o cão tentar pegar, impeça-o e diga “não”. Isso deve ser feito repetidas vezes e, quando o animal obedecer, você poderá recompensá-lo.

O trabalho também pode ser feito com a ajuda de um adestrador. É proibido, porém, usar qualquer forma de violência, pois isso só gera medo no animal, deixando-o desconfiado e até agressivo. Com esses truques e uma dose de perseverança, seu cachorro se tornará bem mais educado, mesmo quando você estiver à mesa.