Notícias

Sul do Brasil: Cerejeiras e Ipês colorem o inverno de Curitiba

Tons de rosa, roxo e amarelo trazem uma atmosfera belíssima às ruas da capital

(Crédito: Divulgação)

Se você ainda está em dúvidas se compra ou não sua passagem para Curitiba, existe mais um motivo, além dos pontos turísticos da capital, que pode te ajudar a se decidir de vez: o inverno ganha muitas cores em Curitiba, e elas se devem às belas flores que embelezam a cidade durante toda a estação. O destino se torna uma boa opção para quem deseja alguns dias tranquilos apreciando uma bela paisagem, ou para os casais que procuram por um cenário romântico para lindas fotos.

Uma das cores mais tradicionais e procuradas pelos turistas, mas que dura pouco tempo, é o rosa das cerejeiras. Elas começam a florir entre o final do mês de junho e o início do mês de julho, e sua vida dura cerca de três semanas.

Para quem deseja apreciar as cerejeiras de Curitiba, há muitos locais espalhados pela cidade. Um dos mais comuns é a rua XV de Novembro, onde foi implantado o primeiro calçadão do Brasil. Além de curtir a beleza das flores, lá também tem um pouquinho da história da capital. É possível conhecer o relógio da Praça Osório, de 1914, que por vários anos foi a “hora oficial” da cidade, as lojas históricas como a Confeitaria das Famílias, que atende desde 1945, ou a Casa Edith, que vende belíssimos chapéus e outros acessórios desde 1925. Até o bondinho, que já transportou vários curitibanos, pode ser visitado, já que hoje abriga uma curiosa biblioteca.

Outro ponto onde as cerejeiras podem ser vistas é na Praça do Japão, local que abriga o lindo Memorial da Imigração Japonesa.

E para os amantes das flores, o Jardim Botânico da cidade também oferece uma vista lindíssima das flores rosadas das cerejeiras.

Um fato curioso é que as primeiras mudas de cerejeiras vieram do Oriente como presente do Imperador e da Imperatriz do Japão, há mais de 20 anos. Elas foram cuidadas e ambientadas em Curitiba nos anos 90 e plantadas primeiramente nesses três pontos da cidade, se espalhando por vários outros locais anos depois.

Logo após as flores de cor rosa, Curitiba é tomada pelo roxo dos Ipês, que costumam perder todas as folhas nessa época e se transformam em belos buquês. Eles estão espalhados em vários parques, ruas e praças da cidade.

E é claro, o ícone curitibano, o Ipê Amarelo dá vida ao cenário da capital mais próximo ao fim do inverno. Com certeza é uma viagem que vale muito a pena fazer.