Notícias

Sul do Brasil: Foz do Iguaçu atrai mais de 30 mil turistas no início de 2021

O setor turístico da cidade paranaense representa 50% de todo faturamento do município

(Crédito: Freepik | Parque Nacional do Iguaçu)

Além das belezas de Gramado e Canela (RS) e as belas praias de Florianópolis (SC), a região Sul do Brasil ainda conta com as incríveis atrações de Foz do Iguaçu (PR). O Parque Nacional do Iguaçu, o Marco das Três Fronteiras, a Usina de Itaipu Binacional e o Parque das Aves são alguns dos muitos atrativos da cidade e levam milhares de turistas todos os anos para o município.

Com a pandemia, evidentemente, uma intensa baixa foi registrada nas visitas à cidade. Mas em ritmo de retomada, Foz do Iguaçu recebeu 33,6 mil turistas nacionais e estrangeiros nos três primeiros dias de 2021. As atividades do setor turístico de Foz correspondem a mais de 50% da economia municipal.

Esses números apontam uma retomada gradual do turismo e do setor de serviços, mesmo diante do cenário de cuidados com o novo coronavírus. Dessa forma, há circulação e horários restritos para evitar qualquer tipo de aglomeração.

Todos esses dados são oficiais do Governo do Estado do Paraná e consideram ingressos comercializados e não CPFs, ou seja, é possível que uma mesma pessoa esteve em mais de um local.

Réveillon em Foz do Iguaçu

Durante o feriado de Ano Novo (01 a 03 de janeiro), o Parque Nacional do Iguaçu, que dá acesso às famosas Cataratas do Iguaçu recebeu 15.270 visitantes. O movimento, apesar de expressivo, representou uma redução de 44% no comparativo com o mesmo período de 2019, quando foram registradas 27.286 visitas.

O Marco das Três Fronteiras, símbolo da amizade com Argentina e Paraguai, recebeu 6.119 visitantes, diferença de 3.408 visitantes (-35%) em relação ao mesmo período de 2019. Por sua vez, o Parque das Aves vendeu 8.274 tíquetes entre 31 de dezembro e 3 de janeiro, sendo que a grande maioria, 7.388 pessoas, conheceu a reserva nos três primeiros dias do ano. A visitação superou a expectativa inicial de 7 mil turistas neste período e respeitou a regra de lotação máxima de até 3.500 pessoas por dia.

Por fim, a Itaipu Binacional atraiu um total de 4.885 visitantes. A maior parte proveniente do Paraná, fruto da política do Governo do Estado, de estímulo ao turismo regional. Também visitaram a Itaipu turistas que saíram do Rio Grande do Sul e de São Paulo.