Notícias

Sustentabilidade, cooperação e intercâmbio do conhecimento são as apostas do I Fórum Luso Brasileiro de Turismo e Negócios

Nessa segunda-feira (23), começa a primeira edição do Fórum Luso Brasileiro de Turismo e Negócios, promovido através de uma iniciativa coletiva do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau, as Federações dos Conventions & Visitors Bureaux dos Estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina, contando com o apoio da Instância Regional Turismo Centro de Portugal, Universidade de Aveiro, Revista Turismo e Desenvolvimento e o Centro Estratégico de Inovação Territorial.

Com três dias de programação, o Fórum terá portugueses e brasileiros renomados que irão discutir sobre sustentabilidade financeira, cooperação e intercâmbio do conhecimento, como temática central. A cerimônia de abertura será realizada na segunda-feira, às 16h00 (Horário de Brasília), com a participação do Secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo Brasileiro, Lucas Fiuza, que neste ato irá representar o Ministro Marcelo Álvaro Antônio, o Presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur, Gilson Machado Neto, o Presidente da Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, Pedro Machado, representando a Secretária de Estado de Turismo de Portugal, Rita Marques.  Além de líderes setoriais, como o Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio e o Presidente da Federação dos CVBx no Estado do Rio de Janeiro, Marco Navega. Em seguida, às 17h00, será iniciado o primeiro painel do Fórum com a explanação do Professor Catedrático da Universidade de Aveiro (Portugal), Carlos Costa, sob a mediação do Presidente da Federação dos CVBx de Santa Catarina, Marco Aurélio Florini. Costa e Floriani irão apresentar o papel dos Conventions e das Instâncias de Governança Regional para o turismo, mostrando os desafios e oportunidades para um trabalho cooperativo.

Na terça-feira (24), entre 16h30 e 18h30, o tema será sobre dificuldades e soluções para a manutenção financeira das instituições de turismo, contando com os cases da Presidente do Brasília e Região CVB, Cláudia Maldonado, e o Presidente do Porto e Norte CVB, Luís Pedro Martins, através da mediação da Presidente do Juiz de Fora CVB, Thais Lima. Já na quarta-feira (25), no mesmo horário, o Fórum será encerrado com um painel sobre os caminhos para o financiamento dos negócios e destinos do turismo, com informações do Secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo Brasileiro, Lucas Fiuza  e o Presidente da Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, Pedro Machado. A temática final será mediada pelo Presidente da Federação dos CVBx, Marco Navega.

Com apenas uma semana de inscrições, o evento conta com mais de 400 participantes inscritos, dentre eles, lideranças de CVBx e de instâncias de governança de ambos os países, profissionais e estudantes de turismo e de eventos. Segundo a Presidente do JFCVB e uma das organizadoras do Fórum, Thais Lima: “o objetivo é fazer um evento participativo, dando a oportunidade das pessoas fazerem perguntas após as explanações de cada painel”.

As inscrições do I Fórum Luso Brasileiro de Turismo e Negócios é gratuita e pode ser realizada através da plataforma SYMPLA. Para participar, é necessário baixar o aplicativo Zoom. Todos os participantes receberão um certificado individual da Universidade de Aveiro (Portugal).

Link para inscrições: https://www.sympla.com.br/1-forum-luso-brasileiro-de-turismo-e-negocios__1042771