Notícias

Transferências internacionais: Conheça 5 motivos para usá-las

Em 2020, o volume de transferências internacionais de pessoas físicas do Brasil para o exterior ou o inverso já soma mais de US﹩ 3 bilhões, mas você sabe para que elas realmente servem? A Travelex Confidence, corretora top 5 do Banco Central na modalidade, explica 5 formas de fazer uso de transferências internacionais. Confira:

• Manutenção de Residentes: Muito usado em casos de intercâmbios ou de familiares morando no exterior, com necessidade de recursos em moeda estrangeira por períodos mais longos e com frequência, seja para manter estudantes, seja para necessidades da família. Também é o tipo de uso mais frequente pelos imigrantes que estão no Brasil para enviar dinheiro aos parentes em outro país. É possível fazer via transferência bancária ou sistema de remessa expressa, que permite também envio de dinheiro em espécie, sem a necessidade de uma conta no Brasil ou no exterior. Nesses casos, a retirada pode ser feita em poucos minutos e em um ponto próximo do destinatário.

• Disponibilidade no Exterior: A transferência também pode ser feita entre contas de mesma titularidade, quando você mesmo envia dinheiro para uma conta sua no exterior. Tirou um sabático, investiu em um MBA, resolveu se mudar para o exterior, com rendimentos ainda no Brasil, por exemplo. Esta opção também é muito utilizada por residentes no Brasil com investimentos no exterior. Aposentados que vivem no exterior, mas recebem pensão no país de origem usam muito esse recurso.

• Apuros em viagens:Perdeu a carteira? Faltou dinheiro na viagem? A transferência internacional expressa também pode ser a salvação nesses momentos. Basta um amigo, familiar ou você mesmo – no caso de transações digitais – realizar a remessa no valor desejado para retirada no ponto mais próximo do local que esteja.

• Pagamento de compras e serviços no exterior: As transferências internacionais são uma alternativa para pagar compras e serviços no exterior, como o caso de tratamentos médicos e procedimentos cirúrgicos fora do País. A modalidade para pagamentos também pode ser usada por viajantes por conta própria e agentes de turismo para quitar, por exemplo, o guia turístico que acompanhará os visitantes durante a viagem.

• Investimentos: A compra de imóveis por brasileiros em destinos como Portugal e Miami explodiu nos últimos anos. O pagamento (e manutenção dos gastos) desse tipo de investimento também é feito via transferência internacional. Mas não são apenas imóveis que entram nessa categoria. Investimentos em cota de fundos internacionais, compra de participação em empresas e até empréstimos no exterior também passam por esse tipo de transação.

Como funciona?

As transferências podem ser feitas em duas modalidades: transferências internacionais, quando há transação entre contas do Brasil e do exterior para envio e recebimento de recursos, ou transferência expressa, quando não há a necessidade de conta, mas o dinheiro pode ser entregue no ponto de retirada mais próximo do destinatário.

A diferença está principalmente nos limites de valores e no tempo. Na expressa, a quantia é de até US﹩ 3 mil por transação e fica disponível em poucos minutos via MoneyGram, em pontos localizados em mais de 190 países. Na transferência internacional entre contas o valor máximo sobe para até US﹩ 300 mil via corretora. Para valores maiores é possível fazer por um banco, como Travelex Bank. Na Travelex Confidence a primeira transferência é gratuita pelos canais digitais e a disponibilidade é de até um dia útil.

Sobre o Grupo Travelex Confidence:

Com sede em Londres, a Travelex é hoje a maior especialista em câmbio do mundo, marcando presença em mais de 30 países. No Brasil, o Grupo é formado pela corretora Travelex Confidence, com mais de 20 anos de experiência no setor, e pelo Travelex Bank, primeiro banco exclusivo para operações de câmbio no país. Dentre as operações realizadas pelo Grupo, estão transferências internacionais, importação, exportação, compra e venda de mais de 20 tipos de moedas estrangeiras, troca de cheques internacionais, venda de cartões pré-pagos, seguro viagem e chip internacional para celular. Clientes do Grupo Travelex Confidence contam ainda com diversos canais de atendimento incluindo loja online, aplicativo exclusivo, internet banking, mesas de operações com atendimento por telefone e mais de 120 lojas espalhadas por todo o país.