Notícias

Transferências internacionais e venda de papel moeda aumentam durante a pandemia

Crescimento das operações reflete mudança de comportamento dos consumidores brasileiros, após fechamento do turismo internacional

Carro-chefe do negócio das corretoras de câmbio, a venda de papel moeda e cartões pré-pagos sofreu um forte impacto com o fechamento do turismo internacional. Desde então, houve uma forte mudança de comportamento e de interesse dos clientes. Na Travelex Confidence, o aumento na procura pelo serviço de transferências internacionais e de compra de papel moeda – clientes vendendo seus dólares e euros para a corretora – mais do que dobrou, ampliando a representatividade de ambos no mix de produtos para 74%, marca antes ocupada pela venda de papel moeda e cartões pré-pagos.

“A característica predominante no varejo de câmbio era atender à demanda do cliente que chega na loja para comprar moeda estrangeira. Com a pandemia e o fechamento das lojas por meses, nos adaptamos e reforçamos o atendimento por outros meios, de modo mais proativo e focando nos serviços de transferências internacionais e compra de moeda”, conta Rogério Fontes Rocha, diretor de Varejo da Travelex Confidence.

Com todos os funcionários trabalhando home office, paradoxalmente, o atendimento passou a ser muito mais próximo dos clientes, com contatos periódicos, via canais digitais, levantando necessidades, oferecendo novas soluções ou, simplesmente, estreitando o relacionamento. “Passamos a nos aproximar mais dos clientes, reduzimos prazos e aprimoramos processos e tecnologias para garantir maior conveniência, com segurança”, destaca Rogério.

Mesmo com a reabertura das lojas de câmbio, ainda com um movimento aquém do período pré-pandemia, os serviços que ganharam mais relevância no portfólio, como remessas internacionais e compra de cheques, continuam com desempenho que comprova uma mudança no perfil do varejo de câmbio. “Esse período de adaptação a uma nova realidade apresentou aos clientes – tanto pessoa física quanto jurídica – que a corretora pode oferecer soluções diversas para câmbio, além da venda de moedas”, conclui Rogério.

SOBRE A TRAVELEX CONFIDENCE

A Travelex é hoje a maior especialista em câmbio do mundo, marcando presença em mais de 30 países. No Brasil, o Grupo é formado pela corretora Travelex Confidence, com mais de 20 anos de experiência no setor, e pelo Travelex Bank, primeiro banco exclusivo para operações de câmbio no país. Dentre as operações realizadas pelo Grupo, estão transferências internacionais, importação, exportação, compra e venda de mais de 20 tipos de moedas estrangeiras, troca de cheques internacionais, venda de cartões pré-pagos, seguro viagem e chip internacional para celular. Clientes do Grupo Travelex Confidence contam ainda com diversos canais de atendimento incluindo loja online, aplicativo exclusivo, internet banking, mesas de operações com atendimento por telefone e mais de 100 lojas espalhadas por todo o país.