Notícias

Treinamento de desbrota aprimora a safra de Inverno 2021

A equipe de Agronomia e Vinhos da Vinícola Villa Santa Maria acaba de aplicar em duas variedades de seus vinhedos – Sauvignon Blanc e Syrah –  as técnicas de desfolha, desbrota e condução. “As técnicas são muitos importantes para manter as videiras livres de pragas, fazendo com que concentrem as energias nos ramos com cachos, o que melhora a qualidade das uvas e consequentemente dos nossos vinhos”, explica Mario Augusto Carbonari, o Guto, responsável pela área.  Guto ressalta que as técnicas de desbrota e desfolha são executadas todo início de ciclo.

“Nós identificamos os brotos que não têm cachos e tiramos da videira para melhorar a concentração de força dela nos ramos principais. Isso diminui a área de folhação, facilita o manejo, para que a incidência de doenças não se prolifere. Com muito enfolhamento a planta segura umidade e isso pode gerar o aparecimento de fungos que gostam deste ambiente mais úmido”,  observa o responsável pela área de Agronomia e Vinhos da vinícola. Segundo Guto, os ganhos com o procedimento são de produtividade, concentração de força nos cachos e melhora no tamanho deles.

Atualmente a propriedade dispõe ao todo de 60 mil pés, dos quais 30 mil produzindo, nas variedades Chardonnay, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Syrah e Viognier.