Notícias

Treinos coletivos voltam a ser permitidos na Espanha

Two soccer players running and kicking a soccer ball. Legs of two young football players on a match. European football youth player legs in action

O Campeonato Espanhol será retomado no dia 11 de junho

Treinos coletivos voltam a ser permitidos na Espanha
Two soccer players running and kicking a soccer ball. Legs of two young football players on a match. European football youth player legs in action

O anúncio para a flexibilização de algumas restrições no esporte da Espanha foi feito pelo governo do país no último sábado do mês de maio. Já na segunda-feira, dia 1º de junho, os principais clubes espanhóis retomaram seus treinamentos em grupo para o retorno do Campeonato Espanhol da primeira divisão, que ocorrerá no dia 11 deste mês. Depois de quase três meses de quarentena, que impediu atividades coletivas, os times terão menos de duas semanas para se preparar novamente.  

Antes dessa liberação, outras etapas já haviam sido adotadas. A primeira delas foi no início de maio, quando jogadores de todos os clubes foram examinados e o treinamento individual foi iniciado. Em 18 de maio, o treinamento começou em pequenos grupos de até dez jogadores, que foram ampliados para 14 e agora já podem ocorrer sem restrições.

No primeiro dia de treinos normais quem foi visto em campo foi o Barcelona, do qual foi registrada a imagem do técnico Quique Setién cercado pelo elenco durante o treinamento, junto com a mensagem “juntos de novo”. Real Madrid e Atlético de Madrid também mostraram seus jogadores treinando em grupos.

Primeiros jogos

A retomada das atividades sem restrições ocorreram um dia após a liga confirmar as datas e os horários das duas primeiras rodadas de jogos do Campeonato Espanhol após sua suspensão, em meados de março. Atualmente, o Barcelona lidera o torneio com 58 pontos, dois a mais do que o seu principal rival, o Real Madrid.

O primeiro jogo será o clássico Sevilla x Betis, em 11 de junho. Outra disputa regional, entre Valencia e Levante, será jogada no dia 12. O Barcelona, líder até o momento, vai enfrentar o Mallorca fora de casa, no dia 13. No dia seguinte, o Real Madrid receberá o Eibar no Estádio Alfredo Di Stefano, CT da equipe, para que as reformas no Santiago Bernabéu prossigam.

Outras flexibilizações na Espanha

Não é só no uniforme dos jogadores que as marcas de esporte voltaram a ser vistas pelos espanhóis. Os tênis masculinos da adidas e da Nike, e os femininos também, agora estão nas ruas sendo usados novamente pelos cidadãos praticantes de esportes, já que, há um mês, no dia 2 de maio, o país permitiu saídas para passeios e exercícios físicos, depois de 48 dias de isolamento completo.

Apesar disso, algumas medidas ainda terão de ser acatadas, como horários específicos de saída, para impedir uma grande aglomeração nas ruas, e distanciamento de segurança, que deve ser mantido por crianças e idosos. Antes disso, os espanhóis podiam sair de casa apenas para trabalhar, comprar alimentos, remédios, ir ao médico e fazer passeios rápidos com cachorros. O fim do confinamento deve ser feito em etapas até o fim de junho.