Notícias

Três destinos no Brasil para os amantes de vinhos

Para quem busca praticar o enoturismo,  país possui lugares ideais para conhecer e apreciar o sabor e aroma dos vinhos

(Crédito da foto: Allan Rosen-Ducat | Roteiro do Vinho em São Roque)

A atividade turística voltada para a apreciação, cultura e tradição de vinhos é chamada de enoturismo. Modalidade que tem se fortalecido cada vez mais no Brasil, sendo responsável por muitas viagens no país. Segundo a Uvibra (União Brasileira de Vitivinicultura), antes da pandemia do novo coronavírus, o percentual de enoturistas crescia de 10% a 15% ao ano. 

Com a retomada das atividades turísticas pós-pandemia, as viagens curtas e com maior contato com a natureza tendem a ser tendência. Com isso, o enoturismo pode ganhar ainda mais destaque, sendo muito promissor no início do ano, por exemplo, com a chegada da vindima — época de colheita de uvas para produção de vinhos.

Para quem é apaixonado por vinhos, se aventurar no enoturismo é uma possibilidade, assim como realizar um curso de vinho. Por isso, com expectativa de que em 2021, o setor retome a mesma performance, separamos abaixo três destinos no Brasil para incluir esses lugares nas próximas viagens, aproveitando para conhecer vinícolas, realizar degustação e conhecer o processo de produção dos vinhos. 

São Roque (SP)

Localizado no interior de São Paulo, próximo a capital, São Roque é um dos destinos imperdíveis para os amantes de vinho. Muito além de vinícolas, a cidade possui um Roteiro do Vinho com mais de 30 estabelecimentos que são distribuídos por três caminhos: a Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e a Rodovia Quintino de Lima. 

O Roteiro do Vinho vai muito além do enoturismo, pois envolve boa gastronomia, hotelaria e lazer, trazendo o universo dos vinhos por meio das adegas, vinícolas, restaurantes, hotéis e pousadas, além de garantir muito lazer e entretenimento junto à natureza. 

Bento Gonçalves (RS)

Há apenas 115 quilômetros de Porto Alegre, Bento Gonçalves é uma cidade gaúcha conhecida como a cidade da uva e do vinho. Por isso, possui rotas turísticas como o Vale do Rio das Antas, o Caminhos de Pedra e o Vale dos Vinhedos.

No centro da cidade, próximo à prefeitura municipal, está localizada a Fontana, fonte que jorra água da cor do vinho, sendo um dos principais pontos turísticos juntamente com a Via del Vino — coração da cidade.  

Bento Gonçalves emana a tradição dos vinhos em sua cultura local e costumes, além de possuir boa gastronomia e arquitetura exuberante. 

Lagoa Grande (PE)

Se engana quem pensa que as maiores vinícolas do país estão nas regiões Sul e Sudeste. Em Pernambuco, no Nordeste, há um destino perfeito para o enoturismo: o Vale do São Francisco, na cidade de Lagoa Grande. 

Proporcionando também uma rota dos vinhos, com visita guiada e turismo pedagógico, para quem busca conhecimentos mais técnicos, Lagoa Grande possui diversas vinícolas espalhadas pela cidade, contribuindo para o crescente número de turistas na região.