Notícias

Três vantagens que brasileiros com cidadania europeia têm na hora de viajar

*Rafael Gianesini

Chegou julho e todo mundo já sabe o que isso significa: férias. Ainda que muitos não tirem um tempo para descansar nessa momento do ano, sempre bate a nostalgia da época das férias escolares. E não é só no Brasil que as escolas paralisam suas atividades em julho, na Europa também é assim. As férias para eles nesse período são um pouco maiores e vão até meados de setembro, quando o verão acaba. Portanto, se você está pensando em viajar, se prepare para encontrar lugares um pouco mais cheios do que de costume.

Como férias também é momento de “tirar o pé do acelerador”, nem tudo precisa ser “perrengue de viajante”. Por isso, separei três vantagens que os brasileiros com passaporte europeu têm na hora de viajar:

• Entrada facilitada na imigração na sua chegada ao velho continente: você se livra de todos os trâmites burocráticos na alfândega, que vão desde demonstrar que você tem condições financeiras de bancar sua viagem, até em correr o risco de ter sua entrada proibida pelo agente da imigração por falta de um seguro saúde de acordo com as especificações exigidas ou por não ter comprovação de recursos financeiros.

• Não precisar de visto para diversos países: sabe aquela história de que é super difícil conseguir visto para os Estados Unidos? Então, você que tem passaporte europeu não precisa se preocupar com isso, desde que sua estadia tenha uma duração inferior a 90 dias. É só tirar o ESTA, uma autorização de viagem, e aproveitar as férias na terra do Mickey. Se você está pensando em ir para o Japão, Canadá e Austrália, por exemplo, também não precisa de visto.

• Mais opções de destinos: o passaporte italiano, por exemplo, permite a entrada em 188 países e o português em 186, enquanto o brasileiro permite a entrada em apenas 170 países. Ou seja, sua opção de destinos aumenta em, pelo menos, 16 novos lugares para conhecer.

Está pronto para embarcar nessa viagem e reconhecer sua cidadania europeia?

*Rafael Gianesini é co-fundador da Cidadania4u – primeira empresa brasileira criada com o objetivo de auxiliar usuários a obter a cidadania europeia de forma transparente e prática e em um ambiente 100% online