Destaques

Triângulo mineiro abre espaço para franquias

O modelo de franchise é popularmente associado a marcas como McDonald’s, Cacau Show, Casa do Pão e Queijo, entre outras que conquistam mercado nos diferentes nichos em que atuam. Desde quando chegou ao Brasil, em 1960, o sistema de franquia prospera a passos largos. A partir de 2000, surgiram no país as primeiras franquias com atuação exclusiva na Internet.

O novo modelo de negócio começou a ganhar corpo em 2007. “Agora, em tempos de Covid-19, vivenciamos uma explosão de demanda por serviços delivery que, somada às facilidades do e-commerce e a crescente busca por uma fonte segura de receita, resultam em um momento de expansão para redes de franquias que oportunizam transferência de know-how”, resume Ricardo Branco, diretor da Planet Franchise – feira de negócios que criou o Chat Franchise.

Nos dias 12, 13 e 14 de maio, Uberlândia servirá de base para a realização da próxima edição da feira on-line. Pessoas interessadas em empreender um novo negócio participam gratuitamente. Por meio da ferramenta Chat Franchise, a partir de hoje, é possível acessar www.planetfranchise.com.br/chatfranchise e agendar reuniões com uma ou mais redes de franquia expositoras.

Uberlândia, Uberaba, Araguari, Araxá, Pato de Minas, Ituiutaba e muitos outros municípios da desenvolvida região do interior do Estado despertaram interesse de marcas que atuam nas áreas de alimentação; telemedicina; energia solar; higienização e estética automotiva; ensino de idiomas; moda e acessórios, seguros, educação, cosméticos e beleza, entre outras que também identificam no Triângulo Mineiro potencial para a venda de produtos e serviços.

Chat Franchise

O caráter inovador da ferramenta Chat Franchise agrega às redes de franquia em expansão redução de custos considerável, na comparação ao investimento realizado nas feiras convencionais. “Migrar a Planet Franchise para o ambiente on-line foi natural, pois as várias feiras presenciais que realizamos também promovem reuniões previamente agendadas, sem gerar gastos com piso, estande, equipe de promotores, brindes, entre outros”, explica Branco.

O agendamento é gratuito para se realizar reuniões com franqueadores. E ao visitar o site da Planet Franchise, o participante inscrito acessa conteúdos relevantes. “Como fazer seu dinheiro trabalhar por você”; “Trabalho remoto e home office”; “Clubes de assinatura”; “Economia compartilhada”; “Alimentação saudável” e “Mobilidade urbana” são exemplos de temas que pautam notícias e posts compartilhados sobre as tendências do empreendedorismo para 2020.

Além de Uberlândia e região, o calendário da Planet Franchise 2020 inclui outras 14 Chat-Cidades: Campinas, Aracaju, Vitória, Campo Grande, João Pessoa, Maringá, Macaé, São Caetano do Sul, Cuiabá, Santos, Presidente Prudente, São José dos Campos e Santa Cruz do Sul. “Todas elas são os alvos priorizados pela definição da estratégia traçada pela Planet Franchise, que foca na multiplicação de negócios vitoriosos”, resume José Roberto Sevieri, organizador da feira.

Crise X Oportunidade

O cenário catastrófico desenhado pela Fundação Getúlio Vargas para o mercado de trabalho em 2020 prevê que a pandemia da covid-19 deixará 12,6 milhões de pessoas desempregadas no Brasil. De acordo com Branco, a elevada taxa de desemprego projetada (23,8%) estimula a busca por novos negócios.

“Crise é sinônimo de oportunidade. #FicaEmCasa, aproveite para nos visitar para encontrar uma nova fonte de renda e realizar o sonho de empreender seu próprio negócio”, convida o diretor das feiras Planet Franchise.

Os visitantes do próximo Chat Franchise terão acesso ao agendamento de encontros on-line com diferentes marcas em fase de expansão regional. Acquazero, Brasil Nutri Shop, Chicken in House, Embradocs, Finnance seu Crédito, HC School, Love Gifts, Mazze, Mexidinho, Oggi Sorvetes, Pilão Professional, Primeiro Mundo, StartupWin Franchise, Tico´s Burger, Top Velox, Total Açaí, Tutores e KNN Idiomas são apenas algumas delas.

Lançamentos

Muitas marcas em exposição no Chat Franchise desenvolveram e divulgam nano e micro franquias, ideais para quem possui pouco capital. Além do investimento ser baixo, esses modelos de franquias dispensam a contratação de funcionários e eliminam os gastos com o aluguel.

A difusão do home based fez surgir no Brasil a 1ª franquia de startups: a StartupWin Franchise. Novo modelo de franchise na Era Digital elimina, também, a restrição de área. Ou seja: o franqueado pode obter ganhos com liberdade para atuar em âmbito nacional, via web. “Para cada perfil de empreendedor existe um perfil de startup sob medida”, assegura André Justino, CEO da StartupWin.

Cases mineiros

Pessoas que abraçam a causa ambiental, por exemplo, encontram no propósito da Fazenda do Sol oportunidade de fomentar o consumo de energia limpa e renovável. “O franqueado que representa a startup Fazenda do Sol proporciona, no mínimo, 10% de economia sobre o valor das contas de luz cobradas, tanto para as residências como às empresas atendidas por usinas do estado de Minas Gerais, com sustentabilidade econômica”, resume Justino.

Doutor ao Vivo é outro exemplo de startup que prospera e registra o aumento constante da procura por serviços de telemedicina, impulsionada ainda mais com a pandemia da covid-19. O segmento registrou aumento de até 760% nas consultas on-line.

“Somos rigorosos na inclusão de startups em nosso portfólio, tendo por critério de seleção modelos de negócio já maduros que são gerenciados e acompanhados por equipes das Venture Builders”, ressalta o porta-voz da StartupWin Franchise, que é associada ao grupo FCJ Venture Builder – a maior rede de Venture Builder da América Latina, sediada em Belo Horizonte (MG) e pioneira neste ramo no Brasil, atuando no ambiente de inovação deste de 2013.