Notícias

Tudo pronto para a grande noite dos vencedores

A Cerimônia de Premiação é neste sábado, às 21h, no Canal Brasil. 

Boletim 48º Festival de Cinema de Gramado – 26 de setembro, sábado

“Surpresa foi descobrir o quanto a união de um grupo, a paixão de uma equipe em torno de um mesmo motivo, que era a vontade de fazer o Festival acontecer, mobiliza e traz grandes aprendizados. Não havia um modelo a seguir, um manual. A gente tinha uma meta, continuar com o Festival de Cinema de Gramado no formato que fosse, e conseguimos. A gente está fazendo e aprendendo e, ao mesmo tempo, criando um tutorial para outros festivais, com certeza”. A fala é do diretor artístico Rubens Bandeira, mas traduz o sentimento de toda a equipe de trabalho do 48º Festival de Cinema de Gramado, que em 2020 realizou a primeira e histórica edição multiplataforma. 

O palco do Palácio dos Festivais já está pronto para receber virtualmente as equipes que disputam os desejados Kikitos. A dupla de apresentadoras Marla Martins e Renata Boldrini conduzem a Cerimônia de Premiação, que terá a direção artística de Rubens Bandeira e será transmitida neste sábado, às 21h, no Canal Brasil.

A primeira edição multiplataforma do Festival de Cinema de Gramado, evento que acontece ininterruptamente há 48 anos, exigiu uma série de adaptações e desafios.  “Nesta edição precisamos nos reinventar. Além de pensar no palco do cinema, na apresentação dos cerimoniais, foi preciso dirigir os programas do Festival, que foram pensados para exibição na televisão e nas redes sociais. Precisamos ter um novo olhar para esse formato, foi um grande desafio”, conta Rubens. 

A redução das equipes foi necessária, sobretudo, para garantir o cumprimento dos protocolos de segurança. A equipe de produção de palco sempre foi composta por cerca de 20 pessoas. Este ano, são sete profissionais. Ao todo, perto de 200 pessoas estão envolvidas com a realização do evento. Em 2019, com a edição presencial, esse número era de cerca de 350 pessoas. Também por precaução,  as participações artísticas da noite foram gravadas nos dias que antecederam a realização do Festival.  “Nosso maior desafio é levar para o público a emoção que existe por trás das câmeras, nos bastidores, e nosso objetivo é traduzir toda a emoção através de cenas bem iluminadas, trilhas e clipes. Nossas únicas presenças são das apresentadoras que vão revelar os vencedores e chamar os participantes no telão. O desafio é passar essa emoção para quem está assistindo e para quem está angustiado, ansioso do outro lado para saber se vai levar o Kikito. E o Kikito vai chegar em casa e eles com certeza ficarão contentes e felizes porque eles, assim como nós, estão fazendo história por participar neste ano difícil, mas inovador. Em que agradecemos as vitórias e a possibilidade de seguir em frente, de fazer o Festival motivados pela paixão que a gente tem pelo cinema, pelo audiovisual e pelo Festival de Cinema de Gramado. É uma edição cheia de experiências que a gente vai levar para a vida”, avalia Rubens. 


Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura e Stella Artois apresentam o 48º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois. Copatrocínio: Vero, a maquininha do Banrisul. Apoio Especial: Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Novas Façanhas. Apoio: Adylnet/Connect City, Laghetto Hotéis, The End, Miolo Wine Group, Stemac Grupos Geradores, Cristais de Gramado, Caracol, Planalto Chocolates e Tecna. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD-RS, Fundacine, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Ancine. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.