Notícias

Um exemplo real de como fazer do limão uma limonada!

Faculdade se adapta rapidamente ao isolamento social, e implanta projeto inovador que promove apoio aos negócios locais através da atuação dos alunos nos canais digitais

A obrigação ao isolamento social pegou a todos de surpresa, e sobretudo, impôs ao desafio da capacidade adaptativa frente aos diversos desafios que foram se revelando.

Enquanto a grande maioria dos empreendedores e negócios se viam obrigados a cessar, reduzir e/ou modificar suas atividades, a Faculdade de Sabará que também foi obrigada a se enquadrar em um novo formato de funcionamento, enxergou em todo esse desafio, a oportunidade de oferecer apoio aos negócios locais, e impulsionar seus alunos à atuação frente aos novos formatos tecnológicos, que há tempos vem se revelando como uma tendência cada vez mais presente nas organizações.

Através do seu Projeto de Extensão Interdisciplinar – PEXI, que objetiva a integração entre a comunidade acadêmica e a comunidade sabarense, e que já havia sido lançado para acontecer na modalidade presencial, a Faculdade de Sabará se desafiou na remodelagem considerando que todos os trabalhos deveriam ser realizados na modalidade remota. Deste modo, em um curtíssimo espaço de tempo, o projeto já se encontrava todo remodelado e devidamente lançado para os alunos e professores participantes.

O projeto consistiu no desenvolvimento de 6 etapas, que se iniciaram com a seleção de empreendedores/negócio locais que se encontravam em situações vulneráveis de funcionamento frente a pandemia, e que foram objetos de pesquisas para os alunos. A partir das informações levantadas, os alunos se viram com o desafio de construírem/gerarem contéudo informacional e instrucional diariamente através de um perfil comercial no App Instagram criado e administrado por cada grupo de trabalho. A partir de então, os perfis se propunham a oferecer apoio/utilidade ao comércio local, através de dicas, ideias, informações e instruções.

O ponto alto dos conteúdos gerados e oferecidos pelos perfis, foram as realizações de diversas lives conduzidas pelos próprios alunos, que convidaram profissionais de diversas áreas (empreendedores locais, consultores, empresários, etc…), com o objetivo de oferecerem aos seguidores, a troca de experiências frente ao cenário da pandemia em que todos se encontram. As lives foram responsáveis por movimentar toda a comunidade acadêmica, que reuniram em tempo real alunos, professores, profissionais e seguidores dos perfis, que participavam ativamente com o envio de perguntas direcionadas aos convidados. Outro ponto de destaque se deu através da realização de sorteios, em que o principal objetivo era o de divulgar os negócios/empreendedores parceiros.

Os perfis criados tiveram foco de geração de conteúdos em diversas áreas do conhecimento, tais como: gestão de pessoas, vendas, marketing, saúde emocional, direito empresarial, violência doméstica, empreendedorismo, etc., visando o alcance ao maior número de interessados possíveis, em diversas áreas.

Os números alcançados com o projeto foram: média de 300 alunos envolvidos nos cursos de Administração e Direito; 16 perfis no Instagram; média de 200 empreendedores/negócios alcançados diretamente; público médio de 2.700 seguidores alcançados em todos os perfis do Instagram; média de 720 publicações de conteúdos em todos os perfis; 10 lives realizadas com 14 convidados, 12 sorteios realizados com 34 parceiros participantes.

Ao final do projeto, a Faculdade de Sabará acredita ter alcançado resultado muito mais exitoso que o previamente esperado, uma vez que, neste caso específico, os canais digitais se apresentaram como excelentes ferramentas de alcance a comunidade local. “Além de conseguirmos oferecer conteúdo de utilidade aos empreendedores e negócios da cidade de Sabará, proporcionamos aos nossos alunos, uma vivência prática de atuação e uso das ferramentas digitais frente a gestão de um negócio. Uma grande e rica oportunidade de demonstrarmos na prática muitos conceitos de estratégia e sobrevivência organizacional, que ensinamos dia a dia para nossos alunos”, diz a Coordenadora do Projeto de Extensão do curso de Administração, Profa.Me. Renata Murta.

PERFIS NO INSTAGRAM CRIADOS PELOS ALUNOS:

@consultoriaempresarial_ @maisqueempreendedores @adm.ficaadica @help_negocios @atipiconsultoria  @_consultoriaon_  @acao.consultoria  @consultoriagramatical  @extensaopexi  @_direitoemacao  @salve_uma_mulher  @noalvo_dodireito  @direito_projeto @conselhospexi @direito_sabara @pexi_empresarialemfoco

DADOS DE CONTATO DA FACULDADE DE SABARÁ

NOME: Rogério Visacro

CELULAR/WHATSAPP: (31)9 8878.0936

EMAIL: rovisacro@faculdadedesabara.edu.br