Notícias

Um presente em forma de dinheiro para estudantes brasileiros

O Ministério da Educação e Pesquisa alemão está reforçando a assistência devido ao Corona para estudantes estrangeiros. Para os meses de julho e agosto, o governo alemão está oferendo uma ajuda financeira que não precisa ser paga de volta. Todos os estudantes matriculados em universidades alemãs que se encontrarem em situação de emergência devido aos efeitos da pandemia de Covid-19 podem solicitar a ajuda financeira provisória.

De acordo com MyGermanUniversity, um portal que auxilia universidades alemãs no recrutamento de estudantes internacionais, essa ajuda é especialmente importante para estudantes estrangeiros, já que 75% deles trabalham na Alemanha durante seus estudos e, devido a isso, encontram-se mais vulneráveis às intempéries financeiras durante a pandemia. Tobias Bergman, CEO do MyGermanUniversity, apoia a nova ajuda: “A ajuda financeira provisória é, por assim dizer, um presente aos estudantes. Deste modo, muitos estudantes brasileiros poderão continuar seus estudos na Alemanha sem temer dívidas adicionais.” Ele acrescenta que a pandemia pode ser vista como estressante, especialmente para estudantes internacionais que, em sua maioria, estão longe de suas famílias, e enfatiza que as medidas governamentais podem ao menos aliviar as preocupações financeiras.

Para que os estudantes brasileiros possam fazer uso da ajuda provisória, eles devem provar que se encontram em situação de emergência financeira por causa da pandemia, por exemplo, porque seu trabalho de meio período foi cancelado. Dependendo da situação do solicitante, a ajuda complementar pode variar entre 100 e 500€ por mês. MyGermanUniversity aconselha que todos os estudantes brasileiros utilizem dessa opção.

Em uma comparação internacional, a Alemanha se destaca como um dos países que também está apoiando estudantes internacionais durante a pandemia de Covid-19. Isso condiz com a estratégia geral de internacionalização do panorama de ensino superior alemã, tornando a Alemanha um dos destinos mais populares para estudantes internacionais. De acordo com MyGermanUniversity, aproximadamente 300.000 estudantes internacionais encontram-se atualmente em universidades alemãs.