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Uso do CRM para o Setor de Turismo

Sabia que as informações dos seus clientes podem gerar uma receita bem diferente da que você tem hoje e te dar insumos que possibilite melhorar o seu posicionamento enquanto marca? Saiba como neste artigo.

O setor de turismo, apesar de todo movimento que tivemos em 2020 na pandemia, ainda é muito forte para a economia de muitos países. O ser humano está sempre buscando se aventurar na diversidade da nossa própria espécie e nossos ambientes, e o turismo possibilita esta aventura. E pensando como uma empresa do setor de turismo, é importante saber organizar as informações para que o cliente final tenha a melhor experiência, tanto na sua viagem como na relação com a sua empresa. E o CRM é a ferramenta ideal para isso. Então, aqui vão algumas dicas:

Dados disponíveis para toda a empresa

É importante saber que essa ferramenta não serve apenas para armazenar as informações básicas dos clientes (nome, e-mail, telefone, endereço etc) em um lugar. Ela também facilita muito no atendimento, pois se todos da empresa tiverem acesso ao CRM utilizado, todos podem ter acesso a este relacionamento com o cliente. Com informações compartilhadas, a chance do seu cliente ter uma boa experiência no atendimento é maior, pois evita desentendimentos e ganha tempo para ambos os lados.

Falando em experiência, o CRM também pode te ajudar nisso!

O termômetro que mede se o que estamos fazendo atende as expectativas do nosso cliente, é a própria experiência dele e sempre do ponto de vista dele. E o CRM também pode te ajudar a trazer essa visão para toda a empresa, nos dando insights para gerarmos melhorias contínuas nos nossos processos. Conheça aqui algumas estratégias.

CRM e o Marketing Digital

Claro que este item não poderia faltar, pois este é um dos maiores diferenciais de se ter um CRM bem estruturado. É possível utilizar algumas ferramentas que dispare informações especificas para um determinado público de acordo com o seu interesse. Por exemplo, vai acontecer uma feira gastronômica voltada para a comida italiana em São Paulo. Através do CRM, se você tiver informações dos clientes que foram para a Itália ou que pesquisaram este destino, é possível que consiga uma boa parcela de adesão. Uma das ferramentas que te possibilita este envio é o próprio WhatsApp Business, que através de uma conversa pode gerar uma compra.

O CRM também te ajuda na solução de imprevistos

Troca de passagens, mudança de hotel ou cancelamento. Seja qual for o problema, se você tiver um CRM integrado a todo o seu processo de venda e compra, isso pode te ajudar na hora de entender, atender e resolver alguma questão com o cliente, tornando o tempo dele mais valioso e também o da sua equipe.

Acompanhe sempre os indicadores da boa experiência do seu comprador

Você pode ter no seu CRM um lugar para acompanhar como está sendo a experiência do seu cliente através de uma série de indicadores que medem não só a satisfação, mas também a permanência deles na sua empresa, o tempo de atendimento, entre outros. Aqui é importante lembrar que, ao perceber que os indicadores estão em queda, uma nova estratégia deve ser criada através de um estudo do que aconteceu. Lições aprendidas sempre geram ótimos insights!