Notícias

Vale dos Vinhedos abriga mais de três dezenas de vinícolas de diferentes portes

É recomendado, para quem planeja conhecer o destino, elaborar um roteiro do que pretende visitar na região para aproveitar ao máximo os dias de viagem

(Crédito da foto: Casa Valduga)

Localizado a 120 quilômetros de Porto Alegre, o Vale dos Vinhedos pertence aos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, fazendo parte da Serra Gaúcha. É um destino que mescla enoturismo e paisagens naturais deslumbrantes, que tornam a viagem ainda mais inesquecível. Por isso, é uma das regiões mais procuradas no Sul brasileiro. 

Aos enófilos, apaixonados por vinhos, deve fazer parte do roteiro de viagem conhecer as vinícolas do Vale dos Vinhedos. Isto porque é um excelente momento para aprofundar mais os conhecimentos sobre a bebida e sua origem, além de degustar os melhores vinhos produzidos no país. 

 3 boas vinícolas para conhecer no Vale dos Vinhedos:

A região do Vale dos Vinhedos é uma das maiores produtoras de vinhos do país. Por isso, abriga mais de três dezenas de vinícolas de diferentes portes e estilos. Além disso, as mais conceituadas vinícolas estão presentes ali e costumam ser abertas à visitação durante todo o ano, possibilitando a degustação dos melhores rótulos. Aos turistas que pretendem conhecer a região quando possível, a dica é criar um bom roteiro para que possa aproveitar todos os dias da viagem para conhecer cada detalhe. Pensando nisso, separamos três das melhores vinícolas do Vale dos Vinhedos para incluir no seu próprio roteiro de viagem.

Vinícola Casa Valduga: muito mais do que uma vinícola, a Casa Valduga se transformou em um complexo enoturístico, sendo a precursora na prática do enoturismo. Fundada em 1875, está presente em mais de 20 países e seu espaço no Vale dos Vinhedos possui excelente e completa infraestrutura, incluindo restaurantes, pousada e enoboutique. Propõe aos turistas visita guiada, cursos e experiências de degustação. 

Vinícola Pizzato: fundada em 1999, mas com atuação no cultivo de videiras desde a década de 1960, a Pizzato Vinhas e Vinhos é uma empresa familiar que se destaca pelos seus vinhos em degustações e painéis de âmbito nacional e internacional, além da presença em restaurantes e lojas por todo o país e no exterior. Na região é conhecida como a Casa do Merlot. 

Vinícola Cave de Pedra: também pertencente ao grupo de empresas da Família Valduga, a Cave de Pedra foi fundada em 1997 e é uma das primeiras vinícolas boutique do Brasil. Sua arquitetura remete aos castelos medievais e a vinícola oferece tour técnico guiado, possibilitando conhecer os vinhedos demonstrativos e dá acesso às caves subterrâneas e às torres do castelo.