Notícias

Vaquinha virtual “Amigos do Museu”

A Campanha:

Essa campanha tem o objetivo de mobilizar os amantes de Patrimônio Cultural. Cultura Arte e Solidariedade para arrecadação de recursos visando a manutenção das atividades do Museu da Liturgia de Tiradentes, em um ano que está sendo muito difícil.

O custo para operação mensal é bastante elevado. Para isso, temos um projeto aprovado para captação na Lei Rouanet, porém até o momento não conseguimos a captação de recursos. Estamos sobrevivendo de recursos remanescentes de outros projetos, mas que não serão suficientes para manutenção do Museu em médio prazo. Outro agravante é que, com o momento que estamos vivendo da pandemia, estamos impossibilitados de receber visitas. Com isso não entram recursos de bilheteria. Estamos mantendo todos os servidores contratados e realizando serviços internos de manutenção predial, jardinagem e de acervo, além de profissionais de segurança, vídeo monitoramento, pois nosso acervo é composto totalmente por peças tombadas pelo IPHAN e carecem de constante vigilância e manutenção.

Sabemos que o momento está difícil para todos, mas acreditamos que a união e a mobilização é a melhor forma de mantermos o Museu funcionando. Precisamos de muitas pessoas como você para atingirmos nosso objetivo!

Colabore! Divulgue em suas redes sociais e com seus amigos. Juntos manteremos esse patrimônio vivo para as próximas gerações!

O Museu da Liturgia:

Sediado na cidade de Tiradentes Minas Gerais, o Museu da Liturgia é o único museu dedicado ao tema na América Latina, inaugurado em 14 de abril de 2012. Com um significativo conjunto de 430 peças sacras dos séculos XVIII a XX, entre prataria, ex-votos, pinturas, esculturas, imagens, objetos em metal e madeira, paramentos, missais além de outros itens e artigos religiosos de diversas tipologias. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, esse conjunto permaneceu guardado em sacristias durante longo período, sem os devidos cuidados necessários à conservação de obras de arte. Hoje está restaurado e exposto para visitação no Museu da Liturgia.

O histórico prédio que abriga a instituição também foi completamente recuperado. A edificação, construída para uso residencial no começo do século XVIII, foi doada pelos fiéis à Paróquia de Santo Antônio em 1893, tornando-se Casa Paroquial. Para a instalação do Museu, todos os elementos característicos da construção (que sofreu três acréscimos durante o século XX, totalizando 553 m2) foram mantidos ou recuperados, incluindo suas cores originais. Um novo anexo, com 185 m2, foi levantado ao fundo para abrigar a reserva técnica e o espaço educativo.

O projeto museográfico criou um espaço de linguagem e ambiência contemporâneas, com belas e sensíveis instalações audiovisuais que dialogam com os objetos expostos, potencializando ao visitante uma experiência de imersão cultural e transcendência, levando a conhecer a fé do nosso povo.

Link da vaquinha: http://vaka.me/1995166

Orçamento:

Todos os recursos serão utilizados para os seguintes fins:

-Pagamentos dos funcionários.

-Taxas de manutenção: Água, Luz, Alarme, Internet, Telefone, Videomonitoramento e etc.

-Manutenção Predial.

-Manutenção do acervo.

-Manutenção das atividades de Pducação Patrimonial.

-Taxas de utilização da plataforma da vaquinha virtual.

Recompensas: 

Ao se tornar membro do programa você receberá um certificado de Amigo do Museu, terá seu nome (opcional) nas publicações do quadro de amigos, também terá direito a uma visita gratuita ao museu, além do prazer de contribuir para a manutenção e conservação de nosso patrimônio.

Temos também a possibilidade de recebermos apoios via projeto da Lei Rouanet. Pessoas físicas e jurídicas podem doar parte de seus impostos de renda ou até patrocinar nosso projeto, seguem os dados do projeto:

PRONAC 204080

Projeto: Museu da Liturgia – Manutenção e Gestão 2021 – Plano Anual

Nº da Proposta 331455

Processo 01400.004071/2020-93

Projeto aprovado e homologado para captação de recursos.

Maiores informações sobre as formas de doações incentivadas em mlitdiretoria@gmail.com