Notícias

Vinhedos do Monte Agudo

Somos uma empresa familiar, fundada em 2004 pelo médico pediatra Leônidas Correa Ferraz e o produtor de grãos Alceu Muller. Há 15 anos nascia o sonho de produzir vinhos de qualidade em um terroir único com solo, temperatura e altitude diferentes das exploradas nas demais regiões produtoras do Brasil.

Os nossos vinhedos estão a 1.280 metros de altitude na localidade Fazenda Morro Agudo na Serra Catarinense. Atualmente, a Monte Agudo tem um intenso envolvimento da família Rojas Ferraz, contando com as filhas de Leônidas Correa Ferraz e Alida Rojas Ferraz, que conseguiu transmitir a sua paixão pelos vinhos para as duas. Carolina e Patrícia participam como principais gestoras e recepcionam os eventos feitos na Monte Agudo.  Hoje, toda a cadeia produtiva de uvas e vinhos, comercialização dos produtos e o receptivo dos visitantes na unidade de São Joaquim está nas mãos de suas filhas Carolina e Patrícia que se destacam em um ambiente, tipicamente, masculino.

A gestão financeira e de sistema está a cargo de seu filho Leônidas Rojas Ferraz.

A Família Monte Agudo começou plantar os vinhedos a partir de mudas vindas da França. As vinhas tiveram origem no início de 2005, dia 06 de janeiro – Dia de Reis Magos, por isso costumam dizer que os vinhos foram presentes provenientes da terra fértil de São Joaquim.

No passado, percebemos a altíssima qualidade de algumas safras em especial e de vinhos já produzidos, e então ano passado sentimos a necessidade de criarmos uma nova linha de rótulos, chamado Expressões de Altitude, que são vinhos excepcionais de safras excepcionais, temos hoje 2 vinhos nessa linha, o Expressões Cabernet Sauvignon safra 2012 e o Expressões Chardonnay 2017.

Percebemos desde o começo a necessidade de ter um receptivo para receber turistas, para assim trazê-los para mais perto do lugar de onde vêm as nossas uvas. Chamamos este espaço de enogastronômico, onde unimos vinhos e gastronomia. Na nossa família adoramos receber pessoas e temos um prazer enorme em atender os turistas que vem nos visitar!Realizamos programações diferentes como o almoço ou jantar onde são servidos nossos vinhos, e também o sunset  ouro e o sunset  prata (que se diferenciam pelo número de rótulos servidos), piqueniques, entre outros eventos, todos com reserva antecipada. Para os visitantes que chegam sem reserva também temos um espaço externo, onde servimos vinhos e petiscos. É o lugar favorito de muitos turistas para apreciar o pôr do sol, mas vale informar que dependemos da cooperação do clima para servir nesta área.