Enoteca Brasileira

Vinhos de Inverno

*Ludmila Rettore Tamietti

Na atual estação do ano, as videiras do Sul do Brasil estão descansando. Na região Sudeste, com a chegada do inverno, elas estão quase prontas para a colheita. Isso, graças à iniciativa muito bem sucedida, empreendida há cerca de 18 anos pelo viticultor Murillo de Abuquerque Regina, nos idos de 2003, e que pode ser considerada realmente um divisor de águas que trouxe ao Sudeste e ao Brasil, aos vinhos brasileiros, uma expansão de fronteiras produtoras internas. “Enganamos a videira”, brinca o viticultor Murillo Regina, referindo-se à dupla poda, técnica por ele implementada com apoio de pesquisa empreendida pela Epamig, e que é responsável por boa parte da belíssima produção verificada atualmente nos estados Minas e São Paulo, entre outros recentemente despontando também.

Inspirado pelo botânico francês Auguste Saint Hilaire, que em 1819 atravessou a região serrana no sul de Minas Gerais, Murillo vislumbrou se possível elaborar vinhos de qualidade na região Sudeste. Saint Hilaire, há mais de dois séculos, havia registrado “a notável superioridade das uvas colhidas no inverno com relação às do verão”, ao percorrer a região englobada pela nascente do Rio São Francisco.

A técnica de dupla poda faz com que o ciclo da videira se altere, trazendo a maturação para o inverno.

A sugestão para esses meses de junho julho, em tempos de cuidados ainda em relação à pandemia, é curtir bons vinhos brasileiros, prestigiar a produção aqui do Sudeste (e de outras regiões também!)… Enumero a seguir algumas vinícolas de Minas e São Paulo e algumas sugestões de rótulos para se apreciar.

Em Minas, Quinta da Matriculada ( e Quinta do Campo Alegre, no cerrado Mineiro. No Sul de Minas Gerais, Villa Mosconi, Casa Geraldo, Maria Maria, Vinicola Estrada Real, Stella Valentino e Vinicola Bárbara Heliodora se destacam. Em São Paulo, o município de Espírito Santo do Pinhal nos apresenta Guaspari e seus vinhos premiadíssimos, e também com a Vinícola Floresta São Pedro, com sua produção de Sauvignon Blanc de extrema qualidade. Vinícola Pecchio em Amparo – SP, Fazenda Portal da Luz e Villa Santa Maria em São Bento do Sapucaí – SP e Vinícola Arcano em Franca – SP.

Alguns rótulos Imperdíveis:

Villa Mosconi Pinot Noir – Villa Mosconi (Andradas – MG) Primeira Estrada Syrah – Vinicola Estrada Real (Caldas – MG) Quinta da Matriculada Tão Tempranillo – Vinícola Quinta da Matriculada (Diamantina – MG) Bárbara Heliodora Sauvignon Blanc – Vinícola Barbara Heliodora (São Gonçalo do Sapucaí – MG) Guaspari Syrah Vista da Serra – Guaspari (Espírito Santo do Pinhal – SP) Brandina Assemblage (Riesling e Sauvignon Blanc) – Villa Santa Maria (São Bento do Sapucaí – SP) Baú Trinca 9.4 Cabernet Sauvignon, Malbec e Petit Verdot – Vinicola Raizes do Baú – Fazenda Portal da Luz (São Bento do Sapucaí – SP)

*Enófila apaixonada por vinhos brasileiros, advogada, descendente de italianos, Gestora do Restaurante “Topo do Mundo” e Enoteca Brasileira