Notícias

Vinícola Villa Santa Maria se consolida como opção de passeio em cenário deslumbrante

A história da Vinícola Villa Santa Maria pode ser resumida em três combinações: sonho realizado, resiliência e empreendedorismo. Tudo começa no início dos anos 2000, com a chegada da família Carbonari ao Vale do Baú, em São Bento do Sapucaí (SP), na Serra da Mantiqueira, num cenário que inspirou não só um projeto de alto relevo econômico, mas também profundamente integrado com a natureza e a comunidade. Logo após a compra da propriedade próximo à Pedra do Baú, um dos pontos turísticos mais visitados da região, tem início o planejamento da produção agrícola, com o plantio de uvas, iniciativa que resultaria anos depois numa vinícola reconhecida por vinhos de excelência.

Todo o esforço empresarial ocorre com a assessoria e supervisão do maior especialista em vinhos de Inverno do Brasil, o professor Murillo Albuquerque Regina, e também com a orientação da enóloga Isabela Peregrino. O suporte profissional e o terroir da Mantiqueira acabam, portanto, por viabilizar um resultado extraordinário, atestado por sucessivas premiações nacionais e internacionais e frequente interesse de reportagens de blogueiros, influenciadores, jornalistas do segmento do vinho e a mídia em geral. “Temos tido um retorno incrível dos turistas, o que reforça nossa responsabilidade por oferecer um serviço exclusivo e de alto nível. Nosso mix enogastronômico é muito apreciado por nossos clientes”, afirma Marco Antonio Carbonari, proprietário da vinícola.

Em aproximadamente uma década de trabalho veio a confirmação de que a Villa Santa Maria estava no caminho certo, dando por concluída a etapa experimental. É então o início da vinha profissional, com investimentos significativos e contratação de mão de obra, com preferência total dos próprios moradores do bairro do Baú, em São Bento do Sapucaí. Em 2018, o vinhedo é ampliado com o plantio de mais 40.000 pés, totalizando aproximadamente 60 mil pés, numa caminhada longa, porém muito prazerosa.

Atualmente, a Villa Santa Maria é na verdade um complexo enogastronômico, um espaço único, versátil e atraente que reúne vinhos, gastronomia, turismo e lazer na região de São Bento e Campos do Jordão. Tudo em meio à natureza, cenários deslumbrantes, espaços agradáveis e sofisticado projeto arquitetônico. O complexo oferece degustação dos vinhos Brandina e atende os turistas em elegantes acomodações do restaurante Bruschetteria da Villa, tanto no espaço Terrazzo como no Giardino. Os visitantes são convidados a experimentar o Menu Gastronômico, experiência que une a cozinha italiana à internacional, apresentando variedade de pratos sofisticados e criativos. Em espaço elegante e intimista, pode-se fazer a degustação dos vinhos Brandina,sempre acompanhada de uma boa conversa, e breve introdução enológica da vinícola. 

 A vinícola tem loja física e e-commerce e oferece ainda passeios guiados pelos vinhedos. Ao todo são 90 hectares com jardins,cachoeira, gramados e lago. Há possibilidade de fazer caminhadas, trilhas e piqueniques. Os canais digitais da Villa Santa Maria são o site www.villasantamaria.com.br e as páginas no Instagram (com mais de 50 mil seguidores) e no Facebook. O atendimento acontece apenas com reserva prévia.